Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauienses poderão ver com mais facilidade chuva de meteoros no fim de semana

Fenômeno é visível em todo o Hemisfério Sul, mas regiões com clima mais seco terão uma visibilidade melhor, por conta da escassez de nuvens.

20/10/2017 17:26

A chuva de meteoros Oriônidas, que está prevista para ocorrer nas madrugadas deste sábado (21) e de domingo (22), poderá ser vista com mais facilidade pelos moradores das regiões Norte e Nordeste do país.

Segundo o estudante de Física Francisco Peixoto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), todo o hemisfério sul é propício para a observação do fenômeno. Porém, a vantagem do Norte e do Nordeste, em relação às demais regiões do país, está no clima, que nesta época do ano é mais favorável, devido à escassez de nuvens.

"Aqui nós temos uma vantagem, porque estamos no período seco e o céu está mais aberto. Na região Sul, eu duvido muito que dê pra ver sem a ajuda de telescópio, porque a previsão do tempo do fim de semana não está nada favorável para o sul", afirma o universitário.

Peixoto está no 8º período do curso de Física do IFPI, e integra um grupo de alunos e professores do curso, denominado Graviton Scientific Society (GSS), que foi criado com a finalidade de observar e estudar fenômenos astronômicos.

Peixoto afirma que, no Nordeste, será possível ver cerca de 30 meteoros por hora durante as madrugadas deste fim de semana. "Esta é uma chuva média, com cerca de 30 meteoros por hora. E para ver tem que ficar acordado durante a madrugada, até pouco antes de amanhecer, que é quando acontece o pico", detalha Peixoto.

O grupo GSS solicitou da Reitoria do IFPI uma autorização para poder utilizar o telescópio da instituição na observação da chuva de meteoros. Os estudantes e professores que integram o grupo devem realizar a observação no estacionamento do instituto, mas também estão avaliando a possibilidade de levar o telescópio para o Parque da Cidadania.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: