Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem apenas 10 vagas disponíveis em abrigos para idosos

Em todo o Estado existem somente sete abrigos, cinco deles em Teresina.

26/05/2015 14:40

Faltam vagas em abrigos para idosos no Piauí. Em todo Estado existem apenas sete locais de acolhimento, sendo cinco em Teresina, um em Parnaíba e outro em Picos. Os abrigos são destinados a pessoas de 60 anos ou mais, que estejam em situação de risco, como violência, abandono, ou falta de cuidado da família.

A maioria das casas de acolhimento já alcançou o limite da capacidade. Em Teresina há somente quatro vagas disponíveis, divididas entre a Vila do Ancião e o Abrigo São Lucas. Outras seis estão no Abrigo São José, em Parnaíba.

Segundo a assistente social da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Adelina Menezes, a Prefeitura de Teresina já começou o processo de implantação de uma nova casa, já denominada Lar de Santana, que abrirá cerca de 20 vagas, para tentar diminuir a demanda a partir de junho. “Esse local será totalmente administrado pelo município. Já fizemos a escolha e capacitação da equipe. Uma casa na Avenida Rio Poty já foi alugada, e estamos fazendo adaptações”, conta a assistente social.

A maioria das casas é mantida com doações e com 70% do benefício dos idosos, concedido de forma legal. A quantia é usada para despesas do idoso, como medicamentos que precisam ser comprados, algum tipo de atendimento médico que não seja possível pelo SUS e demais despesas da casa.

Segundo Danielle Travassos, diretora da unidade de Proteção Social Especial da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), os encaminhamentos para os abrigos são feitos pela Justiça, pelo Ministério Público, e algumas vezes pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“A gente não recebe o idoso sem antes checar o vínculo familiar. Procuramos atender na medida em que a gente possa possibilitar um bom serviço, considerando a equipe de cuidadores, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Temos que nos basear no atendimento que a gente pode ofertar”, afirma a diretora.

Os abrigos

Em Teresina existem cinco entidades, todas não governamentais. Destas, três são conveniadas com o município, uma com o Estado e outra não mantém nenhum vínculo com órgãos governamentais. 

Em Teresina, a Casa São José, Abrigo São Lucas e Casa Frederico Ozanam são conveniadas à Prefeitura. Já a Casa de Acolhimento Vila do Ancião é conveniada ao Estado e o Lar das Flores de Maria não tem convênio.

Em Parnaíba existe o Abrigo São José, que é conveniado ao Estado. O Abrigo dos Idosos de Picos recebe apoio da Prefeitura, mas não supre as necessidades da casa.

Segundo Liliane Costa, coordenadora do Abrigo São Lucas, lá estão acolhidos 60 idosos, e há mais duas vagas, uma para homem e outra para mulher. A Casa São José tem 35 moradores e a Frederico Ozanam, 40. Ambas estão com a capacidade máxima. O Lar das Flores de Maria abriga 14 idosos. Essas vagas estão todas ocupadas.

No Abrigo São José, em Parnaíba, vivem 24 idosos. O local tem limite de atendimento de até 30 idosos. Em Picos, o abrigo já atingiu sua capacidade, com 26 idosos.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Marcos Cunha (estagiário)
Mais sobre: