Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí Tem 192 mil pessoas desempregadas, afirma IBGE

Aumento é de 36% em relação ao mesmo período do ano passado.

21/08/2017 18:10

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (21) os dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua) do segundo trimestre de 2017, com dados referentes ao emprego e desemprego no Brasil. Segundo o levantamento, o Piauí atualmente tem uma população desocupada (desempregada) estimada em 192 mil pessoas.

Este número representa um aumento de 51 mil pessoas ou 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, em relação ao trimestre anterior não houve variação estatisticamente significativa. A taxa de desocupação é a maior na série histórica já registrada.

População ocupada

Na contramão da taxa de desocupação, que apresentou aumento no Estado, a taxa de ocupação da população variou negativamente em – 61 mil pessoas neste terceiro trimestre de 2017 segundo o IBGE. A população ocupada no Piauí foi estimada em 1.231 pessoas e em números percentuais, isso representa uma variação de -4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, não houve variação estatística significativa em relação ao trimestre anterior.

População em idade de trabalhar

A estimativa do IBGE é de que neste segundo trimestre de 2017 o Piauí tenha uma população em idade de trabalhar de 2.561 pessoas. Este número não representa variação estatística significativa em relação ao mesmo trimestre do ano anterior e nem em relação ao trimestre anterior.

Já com relação ao nível de ocupação, a estimativa é de 48,1%, uma variação negativa de 2,7 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Os empregados no setor privado e com carteira assinada representam 221 mil pessoas, mas apesar de o número ser considerado relativamente bom, variou negativa em 27 mil pessoas, ou seja, - 10.9% em relação ao mesmo período de 2016.

Já o número de trabalhadores sem carteira assinada representa 201 mil pessoas no Piauí, uma variação negativa de 25 mil pessoas ou – 11,2% em relação ao mesmo período de 2016. Tanto o número de trabalhadores com carteira assinada quanto os sem carteira assinada deste segundo trimestre de 2017 não representa variação significativa em relação ao trimestre anterior deste ano.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações do IBGE
Mais sobre: