Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí supera meta de vacinação contra febre aftosa e se mantém livre

Ao todo, cerca de 1,5 milhão de bovinos foram vacinados no Estado. Índice de 92.94% deixa o estado como área livre da aftosa "com vacinação"

25/08/2016 12:38

Índices de vacinação da 1º etapa da campanha contra a febre aftosa em 2016, apontaram que o Piauí superou a estimativa e conseguiu ultrapassar a meta de bovinos vacinados contra a doença. Ao todo, cerca de 1.5 milhão de animais foram vacinados, o que representa um índice de 92,94% do rebanho piauiense. A meta determinada pelo Ministério da Agriculta, Pecuária e Abastecimento era de 90%. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (25), no Palácio de Karnak.

"Com muito esforço conseguimos ultrapassar a meta, e já estamos nos preparando para a segunda etapa da vacinação. O Piauí está na área livre, continuará, e a gente vai fazer o possível para que a chegue ao patamar de 'livre' sem a vacinação. O pecuarista hoje tem a consciência de que o rebanho vacinado é rebanho sadio, e isso vale também para a economia do estado, porque abre o comércio para fora do estado, para o exterior, gerando uma estabilidade econômica", disse o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí - ADAPI, Antônio Justino.

(Fotos: Natanael Souza/ODIA)

Na oportunidade, o governador Wellington Dias avaliou o resultado como vantajoso para o Piauí, e anunciou mais investimentos na área da defesa agropecuária, como licitações para obras de matadouros públicos, além de fiscalização e controle desses espaços.

"Nós estamos trabalhando algumas novas metas desafiadoras, por exemplo, temos que cuidar dessa parte vinculada aos matadouros públicos, ou seja, cada matadouro ter ali um veterinário credenciado e cumprindo as regras adequadas, ter um cuidado com o lixo, enfim, são medidas que estamos trabalhando. Creio que em 2017 vamos voltar a apresentar ao Ministério o pedido para que ele possa nos aprovar como área livre das doenças como aftosa e sem vacinação, apenas pelo controle da saúde", destacou o governador do Piauí.

Em 2015, já com o selo que lhe permite a livre comercialização, o estado exportou cerca de 65 mil animais, fato que deu impulso a produção local.

Edição: Maria Clara Estrêla
Por: Marcos Cunha (estagiário), com informações de Natanael Souza
Mais sobre: