Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí registra uma média de 19,43 casos suspeitos de dengue por dia em 2016

Segundo a Sesapi, apesar de ainda haver uma grande quantidade de notificações, houve uma redução de 49,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

05/05/2016 16:13

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o Piauí já registrou 2.449 casos suspeitos de dengue no período de 1º de janeiro até 5 de maio deste ano, o que representa uma redução de 49,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar desse dado positivo, a quantidade de casos suspeitos notificados ainda é alta, correspondendo a uma média de 19,43 casos por dia.

A notificação foi realizada por 128 municípios piauienses, e os dados são da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, vinculada à Sesapi.

O secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa, ressalta que a “população deve redobrar os cuidados e evitar qualquer recipiente que acumule água. Mesmo os vasilhames menores também podem ser um criadouro do mosquito da dengue, lembrando que o aedes aegypti pode levar a outras doenças, como chikungunya e zika”.

Nove municípios estão com registros de alta incidência, sendo eles: Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande, Cocal, Lagoa do São Francisco, Marcolândia, Miguel Leão, Nossa Senhora dos Remédios, Picos e Simões.

Em relação às notificações para os casos suspeitos de zika vírus e chikungunya, os dados indicam uma crescente de: 84 e 178 casos, respectivamente. Portanto, a Secretaria de Estado da Saúde reforça as orientações sobre as medidas como: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas que auxiliam no controle da doença.

Microcefalia

A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 160 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso. Destes, vinte e três estão em investigação, 75 já foram confirmados e 62 descartados.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: