Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí registra a primeira morte por febre Chikungunya

Óbito ocorreu esta semana. Paciente era um homem de 26 anos e estava internado no Hospital Natan Portella Nunes.

08/09/2016 13:36

A Secretaria da Saúde do Piauí confirmou esta semana a primeira morte relacionada à febre chikungunya no Estado. O paciente era um homem identificado pelas iniciais M.A.S, tinha 26 anos e residia no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina. O óbito ocorreu esta semana no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, também na Capital, onde o paciente encontrava-se internado em tratamento. Procurada pelo PortalODia.com a Sesapi informou que iria checar a data de entrada do paciente no hospital e o dia do óbito para repassar o tempo exato entre o início do tratamento e sua morte.

O óbito de M.A.S aumenta o nível de alerta do Estado com o avanço da doença. Somente em 2016, a Sesapi notificou 2.214 casos suspeitos de chikungunya, enquanto em 2015 esse número era de apenas 259, ou seja, o índice aumentou mais de oito vezes em menos de um ano. Já são 948 casos confirmados laboratorialmente ente janeiro e setembro. No ano passado, foram apenas quatro confirmações.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Saúde, a febre chikungunya já foi registrada em pelo menos 71 municípios piauienses em 2016. Em 2015, a doença foi observada em apenas seis cidades. Os municípios com as maiores notificações são: Teresina (1.285), Alegrete do Piauí (110), Beneditinos (104), Caldeirão Grande do Piauí (104) e Parnaíba (85). Com os 110 casos notificados, Alegrete do Piauí tem uma incidência de 2.126 casos de chikungunya a cada 100 mil habitantes.

Zika

Quanto à zika, a Sesapi informou que já notificou 316 casos prováveis, em 31 municípios. Doença relacionada ao zika vírus, a microcefalia já foi notificada pelo menos 188 vezes no Estado. Deste total, 95 estão confirmados com exames laboratoriais, dois deles com relação direta com a zika. Os outros 80 casos foram descartados e 13 encontram-se em investigação.

Dengue

Em contraste com o aumento dos índices de chikungunya e zika, as notificações da dengue no Piauí apresentaram redução. Em um comparativo que compreende os meses de janeiro a setembro de 2016, o estado notificou 5.010 casos de dengue, uma redução de 31,2% em relação ao mesmo período de 2015. Os municípios de Teresina, Cocal, Simões, Picos e Caldeirão Grande concentram os maiores números de casos suspeitos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: