Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí quer vacinar quase 2 milhões de animais contra a Febre Aftosa

Os produtores são orientados a aproveitar o manejo do rebanho para imunização contra a brucelose

02/05/2023 15:46

A solenidade de abertura está programada para a próxima segunda-feira (08/05) na Fazenda JM, em José de Freitas, mas o prazo para vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí teve início nesta segunda-feira (1º) e segue durante todo este mês de maio.

Segundo o calendário estabelecido pela Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), nessa primeira etapa devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias. Já para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho, o produtor rural tem até 15 de junho.

O secretário Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, explicou que a faixa etária dessa etapa corresponde a 1,8 milhões de animais em todo o estado. O gestor lembrou as sanções que o produtor pode sofrer se deixar de aplicar a vacina no rebanho.  

Foto: Assis Fernandes / O Dia

“Sem a vacinação contra febre aftosa, o produtor fica impedido de comercializar e transportar o animal, pois para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ele precisa estar com a vacinação em dia. Até mesmo para comprar o milho da Conab ou conseguir financiamento com os bancos para melhorar seus negócios, o produtor não pode perder esse prazo”, disse Fábio Abreu.

O gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi, Idílio Moura, orientou que os produtores aproveitem o manejo dos animais para a vacinação contra a Febre Aftosa para imunizar o rebanho também contra brucelose, que afeta mamíferos, bovinos e pode afetar também o ser humano.

“É importante lembrar aos criadores piauienses que, nessa primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, o criador também deve aproveitar o manejo e realizar a vacinação das bezerras de três a oito meses contra a brucelose”, explicou Idílio. 

Mais sobre: