Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí possui nove arranjos populacionais, afirma estudo do IBGE

O estudo busca identificar as regiões que possuem maior fluxo de pessoas entre dois municípios. A base utilizada é o Censo 2010.

25/03/2015 10:57

O IBGE divulgou hoje (25), o estudo sobre Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas no Brasil, no qual revela que mais da metade da população do país reside em municípios com grande transição populacional. O estudo busca ainda fornecer informações adicionais para que haja um desenvolvimento de polícias públicas para os municípios envolvidos. A base para os dados apresentados é o Censo 2010.

O Piauí apresenta nove arranjos populacionais, segundo o estudo. Um com grande concentração urbana e outro de média aglomeração.  As regiões que estão no arranjo são: Alto Parnaíba/MA - Santa Filomena/PI; Amarante/PI - São Francisco do Maranhão/MA; Angical do Piauí/PI; Araripina/PE; Floriano/PI; Parnaíba/PI; Picos/PI; Teresina/PI e Uruçuí/PI. Essa denominação de arranjo é dada por convenção, de acordo com a unidade político-administrativa de maior população.

O maior arranjo populacional do estado está em Teresina, pois contempla municípios do Piauí e Maranhão. Lagoa do Piauí, Demerval Lobão-PI e Timon-MA compõem a grande concentração urbana, com uma população de 986.831 pessoas. O deslocamento dessa população para ações como trabalho e estudo é de 26.286 pessoas.

Para medir esse nível de integração entre os municípios brasileiros um dos critérios utilizados foi a análise de um relativo índice de pessoas que se deslocam para outro município próximo para estudar ou trabalhar, a intensidade dessa movimentação deve ser igual ou superior a 0,25 pessoas.

Outras formas de identificar os arranjos populacionais é a intensidade total dessa transição de pessoas que deve ser igual ou superior a 10 mil pessoas em fluxo, com uma distância de urbanização de até três quilômetros entre os dois municípios.

O Litoral de Piauí possui uma média concentração urbana, o ‘arranjo’ Parnaíba-PI contempla o município de Ilha Grande, com uma população total de 154. 619. O índice de integração dos dois municípios é de 0,257 pessoas. O setor de serviços é o maior causador dessa integração populacional.

Os municípios de Geminiano e Picos formam o arranjo de Picos-PI, com uma população urbana de 78. 889 pessoas. A integração desses municípios é de 0,338 pessoas. Segundo o PIB do arranjo em 2010, o setor de serviços é o mais relevante, com uma participação de 72,3% da população ativa.

O último arranjo identificado no estado é formado pelos municípios de Marcolândia-PI e Araripina-PE, com cerca de 1.524 pessoas em transição.

O IBGE identificou 294 Arranjos Populacionais, sendo 56 destes no Nordeste.  O estudo constitui um quadro de referência da urbanização no país.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: