Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí notifica 112 casos de microcefalia em 42 municípios

66% dos casos são bebês do sexo feminino. Idade das mães está na média dos 23 anos.

10/02/2016 09:50

O Piauí notificou nessa última semana mais quatro casos de microcefalia suspeitos de relação com o vírus zika. O número subiu de 109 para 112 casos e é referente até o dia 07 de fevereiro. As notificações foram registradas em 42 municípios, sendo Teresina (52), Parnaíba (09) e José de Freitas (03) as cidades que concentram o maior número de notificações. Já foram registrados seis óbitos no Estado em decorrência da malformação.

Ainda de acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde está investigando mais 75 casos de microcefalia registrados entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro. Desses, 40 casos (53%) foram notificados em Teresina. O levantamento apontou ainda que 34 (45%) casos foram confirmados para microcefalia relacionada ao zika, 20 casos (27%) foram descartados e 21 (28%) permanecem em investigação.

Os dados apresentam ainda que a idade média da mãe é de 23 anos, variando de 14 a 42 anos, e que mais de metade (60%) teve parto normal. O perímetro cefálico médio é de 30 cm, variando de 22 a 33cm. 66% dos casos são de recém-nascidos do sexo feminino.

No Piauí, além de Teresina, Parnaíba e José de Freitas, também foram notificados casos de microcefalia suspeitos de relação com o zika nas cidades de Altos, Esperantina, Porto, Murici dos Portelas, Demerval Lobão, Beneditinos, Barras, Cristino Castro, João Costa. Esses municípios registraram dois casos cada.

Já Cocal, São Félix, Ribeiro Gonçalves, Luís Correia, Guaribas, União, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Campo Maior, Oeiras, São Pedro, Barro Duro, Batalha, Castelo, Curralinhos, Guadalupe, Jurema, Simões, Paes Landim, Floriano, Piripiri, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Picos, São João do Piauí, São João da Serra, Luzilândia, Palmeirais, Betânia e Fatura tiveram um caso cada.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Secretaria de Estado da Saúde
Mais sobre: