Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pescadores recebem material para ajudar a fiscalização de pesca predatória

Esse tipo de atividade já resultou em sérios danos ao equilíbrio ambiental nas águas de lagoas.

03/09/2015 09:15

Integrantes da Colônia dos Pescadores Artesanais de Ilha Grande do Piauí realizaram uma reunião realizada na noite desta terça-feira (01), com o objetivo de discutir assuntos como o equilíbrio ambiental e geração de renda da região: o combate à pesca predatória, também conhecida como pesca de arraste.
Esse tipo de atividade já resultou em sérios danos ao equilíbrio ambiental nas águas de lagoas, rios e mares, que contemplam a APA do Delta (Área de Proteção Ambiental). A pesca predatória é considerada uma das maiores ameaças às espécies que vivem na região.

Com o propósito de contribuir para a redução dos impactos causados por esta atividade, a Omega Energia reuniu os pescadores da região para propor um plano de combate à exploração das espécies, que consiste no registro fotográfico seguido de denúncia. 
Os pescadores receberam, da Omega Energia, três câmeras fotográficas à prova d’água e com localização GPS, dessa maneira eles próprios poderão ajudar na fiscalização local e denunciar através de um blog dos próprios pescadores da região, ajudando, assim, no serviço do órgão fiscalizador local, o ICMBio. Além disso, os registros com GPS também ajudarão no mapeamento das regiões de maior incidência de irregularidades, fazendo com que a inteligência no planejamento das ações de fiscalizações seja mais efetivo.

O material foi entregue aos pescadores pelo Gerente de Responsabilidade Social, Mauro Campacci, que ressaltou a importância da ação dos pescadores em parceria com os órgãos de fiscalização ambiental. “Vocês têm o conhecimento. Nós estamos colaborando e os órgãos responsáveis pela área farão a parte que lhes cabe", destacou Campacci.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: