Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Peru pode ser substituído por opções mais baratas, diz chef de cozinha

Chester e frango desossado são alternativas de prato principal para o jantar de Natal. Incluir frutas da estação também deixam a ceia mais em conta.

24/12/2015 08:20

Final de ano é tempo de família reunida, casa cheia e mesa farta. Porém, é nesta época em que os gastos mais aumentam, daí a necessidade de economizar e comprar apenas o que é imprescindível. Uma dica para poupar é buscar alternativas baratas para preparar a ceia de Natal, substituindo alimentos tradicionais por itens mais em conta.

A chef de cozinha Michaela Fonseca explica que o peru é o alimento da ceia nata lina que mais pesa no bolso do consumidor, então uma alternativa é substituí-lo por chester ou frango desossado. O chester, apesar de ser uma ave tradicional, tem o preço bastante acessível e não perderia as características da ceia. Já o frango desossado seria apenas um alimento simbólico, para que o momento não passe em branco.

“Mas as pessoas também podem substituir por um coxão, lombo de porco, ou até mesmo um peixe assado. As pessoas não têm esse hábito de comer peixe, mas muitas  famílias já estão fazendo a substituição da carne vermelha por carnes brancas, que são mais leves e saudáveis”, revela Michaela Fonseca.

Foto: Folhapress

Segundo Michaela Fonseca, uma ótima opção para acompanhar as carnes são os molhos, que podem ser feitos em casa. Prefira receitas que não levem vinho, pois estes são mais caros

Uma substituição que também ajuda a economizar na ceia de Natal é optar por frutas da época, ao invés de frutas tradicionais. Melancia, abacaxi, laranja, banana, limão, entre outras. Além de saborosas, elas ainda podem ser usadas para fazer mousse, tortas ou sucos.

Uma ótima opção para acompanhar as carnes são os  molhos, que podem ser feitos em casa. Prefira receitas que não levem vinho, pois estes são mais caros. Troque ainda o champanhe pela cidra ou espumante.

As sobremesas também podem ser feitas em casa e, para quem quiser economizar ainda mais, escolha picolés de palito. Além de refrescante, são saborosos, saudáveis e o convidado ainda poderá repetir. A decoração pode ser feita com as próprias frutas e verduras, deixando uma ornamentação rústica, mas natural e elegante.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: