Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Permissionários do Mercado Central reclamam de atraso nas obras

Em reforma desde 2013, artesãos acumulam prejuízos que chegam a 50% das vendas se comparado ao período anterior às obras

17/01/2017 08:37

O Mercado São José de Teresina, mais conhecido como Mercado Central ou Mercado Velho, tem mais de 150 anos de fundação. Confundindo-se com a própria história da cidade de Teresina, o local é referência na venda de produtos regionais e artesanatos. Apesar da sua história e tradição, o mercado tem sido cenário de impasse entre a Prefeitura de Teresina e os permissionários do local. Isto porque, desde 2013, a primeira etapa de uma reforma no espaço onde ficavam os artesãos está em construção. 
Segundo os artesãos, a previsão inicial de entrega do espaço era de seis meses. No entanto, já se passaram três anos desde o início da reforma. A primeira etapa da obra contempla a restauração e reabilitação da parte mais antiga do mercado, com a fachada e toda a estrutura interna, bem como telhado e calçada. A reportagem do Jornal ODIA esteve no local e percebeu que, apesar de haver operários no local, as obras estavam quase paradas. 

(Foto: Moura Alves/ O Dia)

Para a artesã Maria do Socorro Lima a obra está em ritmo lento. Segundo ela, há dias em que não há nenhum operá- rio trabalhando no local. “Têm dias em que você não vê ninguém trabalhando. Já fazem quatro anos do início da reforma e até agora só entregaram poucas lojas. A única explicação é porque não há operários trabalhando todos os dias, porque, se tivesse, com certeza já teriam terminado”, destaca. 
Queda nas vendas 
A artesã Sandra Lima afirma que, por causa da obra, os artesãos foram transferidos provisoriamente para o piso superior do mercado e, desde então, as vendas caíram mais de 50%. “Os clientes não querem vir para cá porque, além do mau cheiro da carne, têm também as escadas. As pessoas não sobem. Nós perdemos mais da metade das vendas. Mas o jeito é esperar”, diz. 
O permissionário Antônio Filho trabalha no Mercado Central há 40 anos e foi um dos primeiros permissionários a receber a sua loja reformada. A entrega aconteceu no último final de semana. “Eles reformaram a nossa loja porque nós tínhamos um contrato nos dando o direito de ficar aqui. Então, eles reformaram e nós recebemos novamente ontem (15). A estrutura ficou muito parecida com o que era antes”, conta o permissionário.
Edição: Virgiane Passos
Por: nathália Amaral
Mais sobre: