Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Escolas, comércio, ônibus e mais 10 categorias aderem à greve geral

Paralisação geral faz parte do calendário nacional de lutas contra a Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e a Lei das Terceirizações.

26/04/2017 15:26

Treze categorias de trabalhadores do Piauí vão paralisar suas atividades durante toda a sexta-feira (28). Elas aderiram ao movimento de Greve Geral, que acontece em todo o Brasil em protesto contra as medidas do Governo do presidente Michel Temer, tais como a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista e a Lei das Terceirizações. A Reforma Trabalhista está sendo votada hoje na Câmara e a Lei das Terceirizações já foi aprovada no mês passado.

Os profissionais que já confirmaram a paralisação dos trabalhos no Piauí são: Polícia Civil, agentes penitenciários, servidores federais, professores e servidores da Uespi, professores e servidores da Ufpi, bancários, motoristas de ônibus, servidores do Município, servidores do Estado, duas escolas particulares de Teresina e o Tribunal Regional do Trabalho. 

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios deliberaram para iniciar greve  hoje (26), por tempo indeterminado, a partir das 22h. Além das reivindicações gerais, a categoria protesta contra as ameaças de privatização, os fechamos de agências e as demissões

Na área da segurança, a paralisação dos policiais civis vai interromper por 24 horas as investigações em andamento, o registro de Boletins de Ocorrência e lavratura de flagrante nas delegacias da Capital e do interior. Serão atendidas somente ocorrências de crimes contra a vida (homicídio, latrocínio) quando a vítima for criança, idoso ou mulher, bem como os casos de estupro. Já no sistema penitenciário, estarão suspensas durante a sexta-feira as visitas tanto de parentes dos presos, quanto de advogados, audiências de custódia e a transferência de detentos entre as unidades prisionais.

Na Educação, as Associações de Docentes da Ufpi (Adufpi) da Uespi (Adecesp) e do Instituto Federal do Piauí (Ifpi) também confirmaram adesão ao movimento. Com isso, não haverá aula em nenhuma das Instituições de Ensino Superior no Estado na sexta-feira. Do mesmo jeito, as escolas públicas do Município e do Estado também param suas atividades normais no dia 28. E além do ensino público, pelo menos duas escolas particulares de Teresina (Diocesano e Colégio das Irmãs) anunciaram que também não terão aulas na sexta, em apoio ao movimento nacional.

Bancos e transporte coletivo

A população teresinense deve encontrar certa dificuldade em se locomover dentro da cidade na sexta-feira. Isso porque os motoristas de ônibus da Capital também anunciaram adesão à greve geral do dia 28. Em conversa com o PortalODia.com, Francisco das Chagas, vice-presidente do Sintetro, informou que a categoria se reunirá em assembleia amanhã (27) para deliberar a respeito de como vai se dar essa paralisação: se ela durará o dia inteiro ou se será concentrada apenas nos horários de pico.

Assim como os motoristas de ônibus, o Sindicato dos Bancários do Piauí anunciou que fará assembleia na noite de hoje (26) para discutir os rumos do movimento de sexta-feira. “Estamos decidindo o que vai funcionar e o que vai parar nas agências da Capital e do interior, mas uma coisa é certa: normalmente aos bancos não funcionarão”, diz João Neto, representante da categoria.

TRT

O Tribuna Regional do Trabalho é outro órgão que vai ter suas atividades paralisadas na sexta (28). O presidente do TRT, Júlio Bernardo do Carmo, e o corregedor do Tribunal, Fernando Antônio Vegas, decidiram que não haverá expediente na 3ª Região e suas unidades judiciárias durante todo o dia. A paralisação das atividades se dá em função do apoio ao movimento grevista nacional.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: