Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Passageiros da zona Sudeste devem adquirir cartão

Bilhetes de ocorrência deixam de existir a partir de sábado e usuários devem utilizar cartão para acessar o sistema de integração

14/10/2016 08:26

A partir deste sábado (15), os usuários de transporte coletivo da zona Sudeste de Teresina deverão adquirir cartões eletrônicos para utilizarem o sistema de integração de transporte coletivo da Capital – o Inthegra. Antes, os usuários que não possuíam cartões estudantis ou de vales transporte utilizavam bilhetes de ocorrência para acessarem o sistema de integração. Com a mudança, os bilhetes deixarão de existir e os usuários da zona Sudeste, que faziam o pagamento em dinheiro no valor da tarifa de R$ 2,75, deverão adquirir os novos cartões expressos para terem acesso à integração. 
Os usuários que desejam adquirir os cartões para utilizar o sistema de integração podem solicitá-los em um dos postos de recarga do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), de segunda à sexta-feira, ou com os cobradores das linhas troncais e alimentadoras ou ainda dentro dos terminais de integração nos finais de semana. 

Strans defende que cartões vão trazer mais segurança (Foto: Arquivo)

O gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Vinícius Rufino, justifica que o uso dos cartões vai trazer mais segurança para os usuários e facilitar ressarcimentos em casos em que há cobrança indevida por parte das empresas de transporte coletivo. 
“O cartão é uma ferramenta que é utilizada há muitos anos, mesmo antes de serem implementados os terminais de integração. Com a inauguração dos terminais, apenas a população que não possuía os cartões que estava fazendo o uso dos bilhetes. Então, agora, estamos dando continuidade ao processo, fazendo com que as pessoas que ainda não possuem os cartões, agora possam utilizá- -los para evitar o uso de dinheiro e também pela questão da própria segurança da pessoa, porque, utilizando o cartão, ela pode comprovar que fez determinada viagem e, se houver algum tipo de cobrança indevida, ela pode recorrer e ser ressarcida dessa cobrança indevida”, argumenta. 
A zona Sudeste foi a primeira a receber dois terminais de integração que fazem parte do novo projeto de mobilidade urbana de Teresina. Os terminais de integração Livramento e Itararé funcionam em fase experimental aos finais de semana e feriados. De acordo com o gerente de Planejamento da Strans, o prazo para que os terminais da zona Sudeste funcionem durante todos os dias da semana está previsto para o início do próximo ano. 
“Nós estamos com dois terminais prontos, operando parcialmente aos finais de semana, e temos os demais terminais em fase de construção. Temos três terminais para serem entregues no final deste ano ou início do próximo, que são os dois da zona Norte e um no bairro Bela Vista, na zona Sul. Assim que esses terminais ficarem prontos, eles começarão a funcionar por etapas, como está sendo com esses terminais da zona Sudeste. E vamos expandir o atendimento dos terminais da zona Sudeste para toda a zona ainda neste ano, durante os finais de semana, e esperamos que, já no início do próximo ano, coloquemos esses terminais para funcionar todos os dias da semana, normalmente”, explica. 
Cartão passa a ser vendido dentro dos ônibus 
Os passageiros do transporte público de Teresina poderão adquirir os cartões de integração dentro dos próprios ônibus a partir de amanhã (15). A medida visa facilitar o acesso das pessoas ao cartão de integração, que também podem ser encontrados pontos de vendas do Setut e nos terminais de integração. 
O gerente de Planejamento da Strans, Vinícius Rufino, explica que o período de adaptação do sistema, implantado há três meses, permitiu a utilização de bilhete, mas, a partir de agora, somente com o cartão será possível a integração. “As pessoas que não têm o cartão devem adquirir nos postos de vendas do Setut, mas para garantir que todos tenham acesso ao cartão, também estamos vendendo dentro dos ônibus”, acrescentou. 
Linhas 
O cartão de integração poderá ser adquirido nas seguintes linhas: 100 ( Redonda/ Shooping), 505(Redonda-Dirceu I/ João XXIII), 504 (Redonda-Alto da Ressurreição/João XXIII), 508(Parque Itarare- B. Esperança/ São João), 509 (Parque Jurema- -Shopping/São João), 510 (Parque Jurema-Dirceu II/João XXIII), 517 (Parque Itarare-Shopping/ São João),601(Redonda-Dirceu I/Miguel Rosa),603 (Parque Jurema-Dirceu II/Miguel Rosa), 611 (Alto da Ressurreição/Ponte Wall Ferraz) 710 (Alto da Ressurreição- -Redonda/Barão) e 703 (Parque Jurema-Dirceu II/Barão). 
Vinícius Rufino reforça que muitos usuários do transporte público já possuem o cartão e já utilizam a integração normalmente. “Somente as pessoas que ainda não adquiriram o cartão devem comprá-lo agora, pois passada a fase de adaptação, o usuário somente poderá ter acesso à integração com o cartão”, finaliza.
Edição: Virgiane Passos
Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: