Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parques são refúgios de lazer e esporte dentro do arranjo da cidade

Dos jovens até as famílias, todos se encontram no parque para práticas físicas e de lazer

16/08/2016 09:56

Ao entardecer, a dona de casa Eldenir Carvalho se prepara para mais um dia de caminhada no Parque Lagoas do Norte, localizado na zona Norte de Teresina. Mais ao Leste da cidade, na Potycabana, Mércia Santos faz alguns alongamentos para iniciar a corrida que cumpre três vezes por semana. Elas, provavelmente, nunca se conhecerão, mas seguem uma rotina similar propiciada pelo arranjo que Teresina tem solidificado ao longo dos anos. Parques e praças propiciam à população espaços de lazer e interação, que favorecem o sentimento de pertencimento entre os habitantes e a própria cidade. 

(Fotos: Assis Fernandes/ O Dia)

Foi no Parque Lagoas do Norte, por exemplo, que a família Monteiro escolheu resgatar uma paixão de infância: a prática de empinar pipa. A idade não é barreira. Primos e amigos, já adultos, viram no amplo espaço, e nos ventos fortes sempre constantes do Parque, uma oportunidade de relembrar as sensações trazidas por cada pipa que é controlada no céu. 

“A pipa é uma paixão de infância. Aqui no Lagoas, por conta dessa área mais aberta, a gente vê que não tem risco de danos e assim fica melhor para se divertir”, explica o enfermeiro Lucas Pereira. 

Assim como ele, outras dezenas de visitantes aderem à prática de empinar pipa. O espetáculo que se forma no céu entra em consonância com a beleza natural do Parque. Lagoas e uma estrutura de pistas de caminhada, ciclismo, quadras, campos e academia, tornam o local um atrativo para pessoas de todas as zonas da cidade. 

É no local que Helena Ferreira e Jaiza Lima aproveitam para trazer filhas e netas para brincar no playground. Em pouco tempo, a estrutura de casinha de madeira, escorregador e balanços se tornam uma mina de sorrisos fáceis e agitação infantil. 

“É um local muito bom, porque se não fosse aqui, onde iríamos? As crianças gostam de brincar em espaços abertos, tem muita energia, e isso faz bem para todos”, considera Helena. 

Os vários espaços vão sendo ocupados de acordo com a procura de cada público. Os esportistas, os visitantes, as famílias, os jovens e as crianças. É fácil identificar cada público aproveitando cada um dos espaços e conhecendo a cidade de uma forma muito mais participativa, como em uma grande acordo para mostrar que Teresina, realmente, tem se transformado em um espaço de todos. 

De Pokémon a Piquenique, todos passam pelo novo Parque Potycabana 

As várias formas de esporte, lazer e interação oferecidas no Parque Potycabana atraem, diariamente, um grande público ao local. Com as novas tecnologias, o espaço também se transforma como um grande indutor de interessados pelo jogo Pokemon Go. Mas a novidade não impede que atrativos mais ‘convencionais’ continuem a ter espaço cativo no parque, como a realização de piqueniques. 

Rafael Silva, 14, e Eriton Isaac, 17, frequentam o Parque em busca de avançar no jogo. Isso porque a Potycabana é um PokéStop, ponto onde os usuários podem encontrar a presença de itens bem interessantes para o jogo.

O celular não sai da mão, a atenção só é dividida quando os olhos ficam atentos para achar um novo cenário que oferte itens para o jogo. “Eu já tinha frequentado algumas vezes o parque, mas desde que lançaram o jogo, venho mais para procurar Pokemons”, explica Rafael. 

Esse não é o caso da família da universitária Gisele Carvalho. Com a mãe, irmãos, namorado e amiga, a jovem preferiu organizar um piquenique para aproveitar o fim de semana em Teresina. Para ela, a cidade tem se aberto em opções que ofertem momentos como esse, junto à família. 

“A gente vê que sair para fazer um piquenique como esse virou mais corriqueiro em Teresina, antes, não tinha como. Essa é a segunda vez que fazemos isso e sempre é muito bom”, afirma. 

Desde sua reinauguração, a Potycabana segue atraindo diferentes públicos. Avaliação física gratuita, quadras poliesportivas, aulas de ginástica e academia funcional também são diferenciais do local, que ainda conta com pistas de ciclismo e corrida. 

O local oferta, com supervisão de profissionais especializados, cronograma de atividades físicas gratuitas para os mais variados gostos. Estão disponíveis no Parque avaliação física, aulas de dança, aeróbica, jump, academia funcional, utilização de quadras poliesportivas e pistas de corrida. 

Os professores de educação física acompanham os visitantes a partir de 6h30 da manhã. As atividades tem duração média de uma hora, e são divididas de acordo com cada dia da semana. Nas segundas e quintas-feiras, são realizadas aulas de dança entre 7h e 8 h da manhã e 19h e 20 h da noite. Os horários seguem fixos durante toda a semana, com variação apenas das atividades. Todas as terças e sextas-feiras são realizadas as aulas de jump e ginástica localizada e, nas quartas-feiras, o público pode acompanhar treinamentos funcionais na areia.

Edição: Yuri Ribeiro
Por: Glenda Uchôa - Jornal O DIA
Mais sobre: