Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parcerias entre Estado e empresas privadas chegam aos hospitais públicos

A prioridade para a próxima Parceria Público Privada é o novo hospital infantil. A proposta vai desde a construção, à aquisição de equipamentos e à gestão completa

12/04/2017 10:52

Os hospitais públicos são o novo alvo do Governo do Estado para a realização de Parcerias Público Privadas. Nesta quarta-feira (12), a Superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura se reúne com o secretário de Saúde, Francisco Costa; o cônsul britânico, Graham Tidey; e o representante da Gerência de Saúde do Reino Unido para discutir sobre as ações na área de saúde.

Segundo o secretário Francisco Costa, a prioridade para a próxima PPP é o novo hospital infantil, que deverá ficar por conta de uma empresa privada. O projeto prevê que a parceria seja feita em todas as etapas. “Nossa proposta, que já está em fase de estudo avançado, vai desde a construção, à aquisição de equipamentos e à gestão completa. As pessoas de bata cinza ficarão a cargo da empresa. Já os de bata branca, ligados à área fim, não seriam ligados à PPP”, explica o secretário.

O investimento previsto tanto na obra quanto para a aquisição de equipamentos para o hospital infantil é de aproximadamente R$ 100 milhões. De acordo com Viviane Moura, as PPP’s na área de saúde são voltadas para a infraestrutura e não para a prestação e serviço. “O projeto é para melhorar o hospital, possibilitar a construção de um novo, com mais leitos”, afirma.

Maternidade e hospitais do interior

Outra parceria com empresa privada está sendo estudada para a maternidade Evangelina Rosa. O secretário de Saúde informou que a homologação da licitação está em fase final e deve acontecer até a próxima semana. “Para esse caso, a parceria é na aquisição de equipamentos e gestão. A obra é responsabilidade do governo do Estado”, disse Francisco Costa.

No interior do Piauí, os hospitais de Picos e de Floriano também poderão ser reestruturados através de PPP. O secretário justifica que, assim como a maternidade, as duas unidades de saúde precisam de reformas e de aquisição de novos equipamentos, mas o Estado não possui recurso imediato. “Então, através da PPP, o parceiro disponibiliza a verba e o governo faz o reembolso ao longo de 20, 25 anos”, argumenta.

Atualmente, a gestão das rodoviárias de Teresina, de Picos e de Floriano já está sob a responsabilidade de empresas privadas. O projeto da Ceapi também está em estágio avançado e o governo pretende expandir o modelo para vários outros setores.

Por: Nayara Felizardo e Ithyara Borges
Mais sobre: