Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Para comemorar Dia do Trabalhador, Setre oferece 339 vagas de emprego

Oportunidades foram disponibilizadas durante o evento "œDia T", realizado ontem no Centro de Teresina

29/04/2016 07:33

A Praça Rio Branco e a Rua Climatizada foram os locais escolhidos para receber as atividades do “Dia T”, em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. O evento, realizado pelo Governo do Estrado, através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), teve uma programação especial, onde foram oferecidas oficinas de qualificação, atividades culturais e vagas de emprego.


Foto: Assis Fernandes/ODIA


O secretário da Setre, Gessilvado Isaías, disse que foram disponibilizadas 339 vagas de empregos durante a ação. “Foi uma captação de vagas que o Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI) fez em comemoração ao Dia do Trabalhador, que é domingo. Todos os dias, nós temos pessoas se candidatando a empregos no banco de dados do Sine, mas estas foram ofertadas por uma parceria das empresas. Com a crise de desemprego que está no Brasil, essa oferta de quase 350 vagas nos deixa gratificados, não por nós, mas pelas pessoas que estão tendo uma chance de serem colocadas no mercado de trabalho”, ponderou.

Gessivaldo Isaías destacou também que o projeto teve como objetivo desenvolver o lado empresarial daqueles que buscam uma nova oportunidade de vida. “A iniciativa serve como uma alavanca para despertar o lado empreendedor de muitos trabalhadores e, consequentemente, irá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, argumentou o gestor.

Das vagas ofertadas ontem, algumas empresas não exigiram qualificação para contratarem, já outras multinacionais requisitaram uma qualificação. Entre as empresas parceiras que ofertaram vagas estavam o Comercial Carvalho e a Coca-Cola. Cerca de mil pessoas estavam concorrendo às 339 vagas, pois, para cada vaga específica, enviou-se três candidatos para empresas. A Setre não pôde direcionar o cargo para alguém em especial e, assim, as empresas irão selecionar quem irá trabalhar com elas.

Parcerias

O “Dia T” teve o apoio de mais de 10 instituições públicas e privadas. A Uespi, por exemplo, realizou serviços como a medição de pressão arterial, autoalinhamento, avaliação antropométrica, consultoria sobre empreendedorismo, leis trabalhistas e prestou orientações sobre a declaração do imposto de renda. A Uespi realizou também palestras sobre empreendedorismo. Além disso, levou os alunos do curso de Fisioterapia para distribuírem panfletos com informações relativas à qualidade de vida.

“Os alunos da Uespi realizaram atendimento sob a orientação de seus professores. Até porque, eles não poderiam estar sem a direção dos docentes no momento da execução da ação”, disse Oscar Carvalho, integrante da Secretaria Técnica da Uespi.

A ação social ofereceu ainda tratamento de beleza para as mulheres, roupas que foram criadas no próprio local para serem distribuídas entre as pessoas que compareceram, odontologistas que ministraram palestras e deram kits de higiene bucal, peça teatral e música ao vivo na Rua Climatizada. O Sine- -PI realizou emissão de carteiras de trabalho e o trabalhador que desejou fazer microcrédito foi atendido pela equipe do Banco do Nordeste do Brasil.


Por: Ioná Nunes - Jornal O DIA
Mais sobre: