Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Paixão aponta falhas no projeto de licitação do transporte público coletivo

Vereador diz temer que empresas prestem serviços ruins

07/07/2016 07:22

O vereador Gilberto Paixão (PT) fez críticas a proposta do edital de licitação para o transporte público coletivo da zona rural de Teresina, que está sendo elaborado pela Superintendência de Transito da capital.

Foto: Moura Alves/ODIA

O parlamentar direciona as críticas a idade de sete a 14 anos que os veículos devem ter, o que será previsto em edital e segundo ele, pode fazer com que a frota seja sucateada e como grande parte das estradas são de terra, pode levar os ônibus a quebrarem e prestar mau serviço aos usuários. O parlamentar afirmou que após participar de uma reunião com engenheiros da Strans, também pediu explicações sobre como o transporte da zona rural será integrado ao modelo implantado na zona urbana. Gilberto Paixão reclamou ainda que é preciso ser observada a capacidade dos ônibus de levarem mercadorias para zona rural, já que segundo ele, além de estudantes, os principais usuários do transporte coletivo no interior são pequenos comerciantes e agricultores, que utilizam os veículos para transporte de mercadorias.

“É preciso melhorar o transporte para zona rural de Teresina. Ônibus com idades entre sete e 14 anos podem demonstrar um sucateamento da frota, além de que provavelmente não são acessíveis. Além disso, tem a questão dos estudantes que precisam pagar meia passagem e é preciso explicar como ele será integrado ao sistema urbano”, pontuou o vereador.

Paixão ressalta ainda que as maiores empresas deixaram o sistema na zona rural, o que levou a proprietários de ônibus a entrarem nas linhas. Ele aponta que, dessa forma, é preciso aumentar a fiscalização e observar se nessas condições, os proprietários de veículos vão ter condições de oferecer bons serviços aos usuários.

O DIA entrou em contato com o superintendente da Strans, Carlos Daniel. Ele limitou-se a dizer que o edital ainda não foi lançado, que as críticas do vereador não teriam fundamentos e pediu que a reportagem voltasse a falar com ele nessa quinta- -feira (07) para que ele explicasse o conteúdo dos comentários do parlamentar.


Por: João Magalhães e Robert Pedrosa (Jornal O DIA)
Mais sobre: