Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Painel do artista Nonato Oliveira pode ser retirado por falta de tombamento

Obra de arte fica localizada na fachada de um imóvel comercial, onde funcionava o Colégio Sinopse

02/12/2016 07:16

A cidade de Teresina pode perder mais um painel do artista plástico Nonato Oliveira. A obra de arte fica localizada na fachada de um imóvel comercial, onde estava instalado o Colégio Sinopse. No último mês de julho, contudo, a escola deixou de funcionar na estrutura, que está disponível para locação. Os familiares do artista plástico temem que o próximo inquilino modifique a fachada, retirando o painel, o que não poderia ser impedido, já que a obra não é tombada.

O jornalista Sérgio Donato, filho de Nonato Oliveira, lamenta o risco da cidade perder uma das mais importantes obras do artista que ainda resistem ao tempo. “Essa obra é uma das mais significativas, porque ela está dentro do Centro da cidade, não tem nenhum teresinense que não tenha visto. É a mais significativa porque está no coração da cidade. Ela foi feita entre 1989 e 1991. Essa obra foi uma permuta, porque todos os filhos [de Nonato] estudaram lá e ele fez o painel para pagar o estudo dos filhos. Foi o painel que deu ensino aos filhos. Ele trabalhou a vida inteira só com arte, ele sustentou a família toda com essas obras”, comenta.

Nos últimos anos, aos poucos, o colorido deixado por Nonato Oliveira desaparece das ruas de Teresina. Grande parte dos painéis do artista já deixou de existir, por conta das modificações nos imóveis. “Nós tínhamos uma lista de 42 obras e agora só temos de 12 a 17 obras, mas só cinco estão na rua”, comenta Sérgio Donato, que também diz que o pai sente a desvalorização de seu legado. “Ele não costuma falar sobre a derrubada dos painéis dele, mas ele fica triste, principalmente porque vão ficar poucas obras pela cidade. Ele ficou conhecido no Brasil todo por causa dessas obras”, pontua.

Tombamento

Para evitar a destruição do legado artístico de Nonato Oliveira, familiares cobram, do poder público, o tombamento das poucas obras que ainda podem ser apreciadas pela cidade. “A gente fica de mãos atadas, porque até para se tombar uma obra dessa depende do interesse público. O que fazemos é abrir um processo no Iphan, mas a família não pode fazer nada, tinha que vir de algum órgão público esse processo de tombamento. A Prefeitura mesmo poderia tombar e abrir esse processo no Iphan. Essas obras ou são obras particulares ou do Governo, quem tem o dever de preservar são eles, não tem como a gente fazer nada. Eles vão derrubar porque eles querem e pronto”, lamenta Sérgio Donato.

Contraponto

Procurada pela reportagem, a imobiliária responsável pela locação do imóvel, esclareceu que cabe ao próximo inquilino decidir quais as modificações vão ser necessárias na estrutura. Por se tratar de um imóvel comercial, a fachada pode sofrer adequações. Ainda de acordo com a imobiliária, não existe uma definição sobre o que vai ser feito no local, já que nenhum contrato foi fechado com o futuro locatário.

Errata

A reportagem do O DIA errou ao publicar o endereço do imóvel que poderá perder o painel do artista plástico Nonato Oliveira. Ao invés do que está localizado na rua Paissandu, o problema relatado na matéria refere-se a outro prédio, onde funcionava a Escolinha do Sinopse. O imóvel, que era alugado, foi entregue pela escola, enquanto o outro da Paissandu é próprio e não será negociado.

Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: