Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pacientes da UBS do bairro Saci reclamam da falta de exames

Após um mês, coordenação da unidade garante que, a partir de segunda-feira, os exames serão disponibilizados normalmente.

21/03/2015 12:29

Pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Saci, que fica na Praça Prefeito João Mendes, zona Sul de Teresina, reclamam que muitos exames deixaram de ser realizados no local. Além disso, a população relata a escassez de vagas. A unidade de saúde está há um mês sem ginecologista, responsável pela citologia e demais exames. 

A autônoma Marta Maria conta que chegou à UBS, ontem (20), às 6h40 e já não havia mais encaminhamentos. “Cheguei cedo e, mesmo assim, não consegui marcar. Aqui não estão coletando material para exames de urina, fezes, sangue e citologia. Tenho vindo para cá apenas para me consultar”, reclama.

Fotos: Marcela Pachêco/ ODIA

 A dona de casa Maria Ave Vieira de Sousa fez a mamografia, mas reclamou que os demais exames são realizados em locais cada vez mais distantes do bairro onde reside, o Promorar. “É uma vida para a gente conseguir um exame e, quando consegue, é três viagens que a gente faz para receber”, relata. 

Já para a dona de casa Roseane da Silva Costa a marcação de exames pela Central de Regulação foi rápida. A gestante, que se consultou no hospital do Promorar, foi encaminhada para a UBS do bairro Saci para a realização de uma ultrassonografia. “O exame foi marcado para três dias depois do encaminhamento. Achei rápido”, conta.

 A coordenadora da UBS do Saci, Mônica Pita, afirma que a Estratégia Saúde da Família realiza a citologia no local, mas a população não procura. “O problema é que a população não procura saber se estamos realizando o exame e querem chegar aqui, meio dia, para conseguir vaga, sendo que essa hora o sistema já não está em funcionamento”, disse.

Enquanto a coordenadora esclarecia a situação, a paciente Marta Maria reforçou que ela e mais outras três pessoas que estavam na fila para fazer a citologia foram informadas que o exame citológico não estava sendo realizado de forma alguma.

Mônica Pita, então, reconheceu que a UBS ficou sem disponibilizar os exames durante um mês porque a médica que realizava os procedimentos foi transferida para um hospital do Estado. “A partir da próxima segunda-feira, uma nova especialista estará realizando os exames já oferecidos na unidade, além da colposcopia. Já temos também o material para a coleta desses exames. Queremos que a unidade do Saci seja uma referência em colposcopia. Nosso objetivo é atingir a área não coberta pelo Programa Saúde da Família, atendendo a toda população dos bairros vizinhos, através da Central de Regulação”, argumentou. 

Segundo a coordenadora da UBS, além de ginecologia, a unidade de saúde do bairro Saci também possui atendimentos nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, psiquiatria e quatro equipes de Estratégia Saúde da Família. 

Sobre a escassez do número de vagas para exames no local, Mônica Pita ressaltou que existem exames que acabam com mais rapidez que outros. “A demanda é maior que o número de vagas. Exames precisam ser liberados pelo auditor e nós ainda atendemos pacientes de outros estados. São feitos dois ou três exames de colonoscopia por mês,por exemplo”, acrescenta

Por: Priscila Florêncio- Jornal O Dia
Mais sobre: