Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pacientes com câncer de mama ganham dia de beleza em salão da Capital

No Dia da Autoestima, as pacientes cirurgiadas puderam interagir com outras pacientes e, por alguns instantes, deixar de lado os momentos difíceis

02/10/2015 07:30

Dando início às atividades que marcam o Outubro Rosa 2015 - campanha nacional em alusão à luta contra o câncer de mama - as pacientes tiveram um dia de beleza e transformação em um salão na zona Norte de Teresina. As mulheres que foram ao espaço ontem (1º) puderam fazer os cabelos, unhas e maquiagem, tudo para elevar a autoestima. 

A expectativa era que o número de mulheres superasse o evento do ano passado, quando, pelo menos, 100 pacientes tiveram a oportunidade de visitar o local e ter sua beleza renovada. No Dia da Autoestima, as pacientes cirurgiadas puderam ainda interagir com outras pacientes e, por alguns instantes, deixar de lado os momentos difíceis da doença. 

A presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, Ana Célia Faustino, lembrou que este é o momento de chamar atenção para a causa, sobretudo porque os números revelam que o câncer de mama em mulheres tem aumentado nos últimos anos. 

“Nossa vida hoje é muito estressante e as mulheres estão sobrecarregadas, além da má alimentação e do ambiente, também favoráveis, que fazem com que elas sejam afetadas. Estão surgindo muitos casos de câncer, mas o tratamento também está avançando. Graças ao Outubro Rosa, temos conseguido alcançar muitas coisas. Hoje, o SUS é obrigado a dor as próteses e o medicamento para essas pacientes”, falou. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

Ainda na programação do Outubro Rosa, a Igreja São Benedito recebeu uma iluminação especial em alusão à data, assim como a Ponte Estaiada. Ambos os monumentos ficaram cor de rosa e assim permanecerão durante todo o mês de outubro. 

Já no dia 3, a partir das 7h, haverá a caminhada do Outubro Rosa. A concentração acontece do adro da Igreja de São Benedito, seguindo até a sede da Fundação Maria Carvalho Santos. Ainda na concentração, serão entregues 800 senhas para mulheres com idade entre 40 e 60 anos, para que possam realizar exames de mamografia. 

“Elas recebem a senha, vão para caminhada até a Fundação, e lá terão várias pessoas para preencher essa ficha e, assim, se deslocar, ao longo da semana, para a clínica na qual fará a mamografia. Além disso, em frente à Fundação, iremos formar o maior laço rosa do mundo, chamando atenção exatamente para a causa, para que as mulheres cuidem das suas mamas, porque o câncer, se descoberto no início, tem muitas chances de cura”, disse Ana Célia Faustino. 

No Piauí, segundo a presidente da Fundação, os números de casos de mulheres com câncer de mama estão aumentando, e há mais de 500 casos registrados. E, para evitar que esses casos aumentem, ela reitera que os exames de prevenção devem ser realizados o quanto antes para que, se algum nódulo for detectado, seja possível fazer o tratamento ainda no início da doença e as chances de cura sejam maiores. 

Em Teresina, o Outubro Rosa acontece há nove anos e é realizado pela Fundação Maria Carvalho Santos, instituição sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural na defesa e promoção da saúde, desenvolvendo atividades com o intuito de apoiar a pessoa.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: