Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ônibus só voltam a circular em Teresina a partir de amanhã

Ao contrário do transporte coletivo, comércio ainda não deu previsão de retorno. Bancos só voltam a funcionar normalmente na terça-feira (02).

28/04/2017 17:27

Paradas de ônibus vazias e trânsito tranquilo nas ruas de Teresina  nesta sexta-feira (18). Foi com esse cenário que os teresinenses se depararam durante todo o dia, em que ocorreu a greve geral de várias categorias profissionais contra as Reforma Trabalhista e da Previdência. E isso deve continuar até amanhã. É o que garante o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Teresina (Sintetro).

De acordo com o vice-presidente do Sintetro, Francisco das Chagas, os ônibus coletivos só voltam a circular novamente na Capital a partir de amanhã. “Hoje não mais, mas nas primeiras horas de amanhã, a ordem é os coletivos já retornarem para as ruas”, explica Francisco. Ainda segundo ele, nesta sexta-feira, havia 30% da frota total de Teresina nas ruas. Este é o mínimo exigido por lei em caso de paralisação dos serviços de transporte.

Comércio segue sem previsão

Ao contrário do transporte coletivo, o comércio de Teresina segue sem previsão de retorno de suas atividades. A categoria vai se reunir na noite de hoje (28) para deliberar a respeito da volta aos trabalhos. A informação é do diretor do sindicato, Valdivino de Sousa.

Ele explica que a intenção da greve geral é chamar a atenção do Governo para as medidas “sufocam o trabalhador” e que a única forma do movimento surtir efeito é “mexendo no bolso e na arrecadação do poder público”. “Por isso, a posição estratégica que nós comerciários temos. Nossos serviços geram renda e fazem a riqueza circular de forma mais explícita. E por isso a necessidade de pensarmos a possibilidade de estender essa paralisação”, afirma Valdivino.

O Sindicato dos Comerciários, portanto, não garante que o comércio volte a funcionar normalmente neste sábado (29) em Teresina, e nem garante o retorno das atividades na terça-feira (02). No entanto, conforme a direção da entidade, isto será discutido com a categoria e a decisão deve sair ainda hoje após deliberação em assembleia.

Funcionamento dos bancos

A categoria dos bancários, que também paralisaram hoje as atividades em todo o país, deve retornar às atividades somente na terça-feira (02). Durante o final de semana, as agências bancárias já não funcionam normalmente, exceto os serviços de autoatendimento, e na segunda (02) elas devem continuar de portas fechadas por conta do feriado do Dia do Trabalhador. Sendo assim, apenas na terça-feira os serviços prestados nos bancos de todo o país devem se normalizar.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: