Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Onda de assaltos muda rotina de quem reside no bairro Morada Nova

A maioria dos comerciantes trabalha atrás das grades e os moradores evitam sair de casa com objetos que possam chamar a atenção dos criminosos.

26/05/2015 07:14

Os moradores do bairro Morada Nova, na zona Sul de Teresina, têm mudado seus hábitos por conta dos constantes casos de assaltos que ocorrem na região. A maioria dos comerciantes agora trabalha atrás das grades e os moradores evitam sair de casa com objetos de valor, que possam chamar a atenção dos criminosos.

O bairro, que é basicamente composto de prédios e apartamentos residenciais, teve que se adaptar ao crescimento da violência na região. Os moradores tiveram que levantar grades ao redor dos prédios para afastar os possíveis invasores.

O modo de agir dos assaltantes é quase sempre o mesmo: homens armados, em motocicletas, se aproximam da vítima e anunciam o assalto. O celular, na maioria das vezes, é o principal alvo dos bandidos. Mas segundo os relatos, até motos e carros também são levados. De acordo com os moradores, os crimes não têm hora marcada para acontecer.

“A situação aqui é tão complicada que, até em plena luz do dia, eles assaltam as pessoas. Praticamente todos os dias, escutamos relatos de moradores que foram abordados por assaltantes”, afirma Cleiton Nunes, mototaxista que trabalha em um ponto localizado há menos de 15 metros da Delegacia de Homicídios, o que, segundo ele, não inibe a ação dos assaltantes.

Foto: Assis Fernandes/O Dia


Adeval Pereira colocou grades em seu estabelecimento, mas ainda teme a ação dos bandidos

“A presença dos policiais não intimida os assaltantes, eles abordam as pessoas e realizam os assaltos, até mesmo durante o dia. Eu já presenciei pessoas serem assaltadas até mesmo em frente à delegacia. É uma situação que está fora de controle”, afirma o mototaxista Cleiton Nunes.

A avenida principal do bairro Morada Nova é uma área que, tradicionalmente, concentra bares e restaurantes. Durante a noite, o fluxo de pessoas, que costumava ser grande, tem diminuído por causa dos constantes casos de assalto nas ruas do bairro.

Maria José, proprietária de um estabelecimento na avenida principal do Morada Nova, afirma que o número de frequentadores caiu nos últimos meses por conta da criminalidade. Segundo ela, houve um aumento no número de policiais circulando na região, mas este fator não inibiu a ação dos bandidos. “As pessoas estão com medo de sair de casa e acabar sendo assaltadas. Dez horas da noite, todo mundo já está dentro de sua casa com a porta trancada”, afirma a comerciante.

Um dos estabelecimentos do bairro já foi assaltado três vezes apenas em 2015. O proprietário, que prefere não ser identificado, considera que o policiamento da região é baixo para suprir a demanda dos moradores. Já Adeval Pereira resolveu colocar grade em seu estabelecimento para tentar escapar da ação dos bandidos. Ele afirma que a insegurança causa prejuízos aos comerciantes, pois afasta os clientes. “Aqui a gente tem que trabalhar dentro da grade e, mesmo assim, é correndo riscos, porque ela não garante uma proteção total”, desabafa o comerciante.


Veja mais detalhes na edição desta terça-feira (26) do Jornal O Dia

Por: Natanael Sousa - Jornal O Dia
Mais sobre: