Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Onda de assaltos assusta e muda rotina dos moradores no bairro Taquari

A maioria dos comerciantes agora trabalha atrás das grades e os moradores evitam sair de casa com objetos de valor, que possam chamar a atenção dos criminosos.

12/10/2016 09:35

Os moradores do bairro Taquari, na zona Leste de Teresina, têm mudado seus hábitos por conta dos constantes assaltos que estão ocorrendo na região nos últimos meses. A maioria dos comerciantes agora trabalha atrás das grades e os moradores evitam sair de casa com objetos de valor, que possam chamar a atenção dos criminosos.

No período de menor movimento, como no turno da noite ou no horário de meio dia, homens armados, em motocicletas, se aproximam da vítima e anunciam o assalto. O celular, na maioria das vezes, é o principal alvo dos bandidos, mas, segundo os relatos, até motos e carros também já foram levados.

“Eles derrubam a pessoa no chão até conseguir levar os objetos de valor. Praticamente todos os dias isso acontece, principalmente no trajeto que as pessoas fazem quando descem do ônibus e estão indo para casa”, pontua o comerciante João Batista Carneiro, que já presenciou, por diversas vezes, a atuação dos criminosos na região.

Para inibir os assaltos em seu estabelecimento, João Batista passou a utilizar grades nas portas, nos horários em que as ruas ficam mais vazias. “Quando tem muito movimento aqui, eles [assaltantes] não abordam ninguém. Na hora que estou sozinho, já fecho a grade para evitar qualquer risco de assalto”, explica o comerciante, que atua há mais de 20 anos no bairro Taquari.

Foto: Assis Fernandes/O Dia


Comerciantes tentam coibir assaltos colocando grades 

Segundo os moradores do bairro, a falta de policiamento ostensivo regular e a má qualidade da iluminação pública são fatores que contribuem para a ação dos criminosos. O morador Francisco Rodrigues afirma que, durante a noite, algumas ruas ficam escuras, o que facilita a ação dos assaltantes. “A minha irmã estava voltando à noite da faculdade e foi abordada quase na porta de casa, e não era nem tão tarde assim”, lembra.

Até quem não mora na região já foi vítima de assalto nas ruas do bairro Taquari. Lucélia Mineiro trabalha em uma empresa situada no bairro e meses atrás teve o celular roubado por dois homens em uma das ruas. “Os ladrões que me assaltaram estavam a pé. Simplesmente, passaram e levaram meu celular”, conta Lucélia, ao lembrar que outras colegas de trabalho também já foram vítimas da ação criminosa nas ruas do bairro.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar informou que vai intensificar as rondas ostensivas na região, com o objetivo de coibir a prática de assaltos.

Por: Natanael Souza - Jornal O Dia
Mais sobre: