Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Obra na BR-343 pode ser entregue antes do fim do prazo, diz DER-PI

O reparo foi iniciado logo após as fortes chuvas que caíram em Teresina no dia 9 de abril e o DER-PI havia prometido entregar a obra em até 15 dias.

20/04/2015 06:53

A obra de reparo da BR-343, no Km-340,7, próximo à Pousada Gurupi, segue em ritmo acelerado e deve ser finalizada dentro do prazo estipulado pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI), podendo até ser antecipada, dependendo das condições climáticas. Parte do asfalta cedeu após as fortes chuvas que caíram no último dia 9 de abril, criando uma enorme cratera na pista. 
Dos R$ 38 milhões disponibilizados para realizar o reparo da BR-343, já foram investidos cerca de R$ 4 milhões, o que representa apenas 10% da obra. O engenheiro do DER-PI, Matias Francisco Gomes, afirma que o prazo limite para entrega da obra é até o dia 24 de abril; porém, ele não descarta a possiblidade do serviço ser concluído antes do prazo estipulado. 
“Dependendo da evolução e se a chuva cooperar, podemos entregar antes dessa data. Estamos fazendo agora o aterro do bueiro e o asfalto e, assim que finalizar, faremos a entrega provisória da pista, e ficará pronta para quando for duplicar”, disse. 

Foto: Jailson Soares/O Dia


Somente após a liberação da pista é que serão feitos os estudos dos fatores que causaram os estragos na BR-343

Matias explica que a prioridade é fazer a liberação da pista para que os veículos voltem a trafegar pelo local. Somente após essa conclusão é que será dado início aos estudos dos fatores que causaram os estragos e o que pode ser feito para evitar novos alagamentos. 
O engenheiro salienta que, apesar da forte chuva que caiu, com pouco mais de 70 mm de água, a intensidade foi o fator determinante para que houvesse o incidente. “Isso foi algo imprevisível, mas não foi uma chuva de fazer medo, já que foi menos de 100 mm. Mas, como ela demorou muito, acabou acumulando muita água”, explica. 
O bueiro que está sendo construído é provisório, apenas para agilizar a liberação da via. Ao lado dele, posteriormente e com o alargamento da via, serão colocadas novas manilhas. A duplicação da BR-343 ainda não tem prazo para ser executada, vez que está sendo feito um acordo entre os governos federal e estadual e BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social].


Veja mais detalhes na edição desta segunda-feira (20) do Jornal O Dia

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: