Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Obra da ponte Frei Serafim precisa de licença ambiental para ser retomada

Após o licenciamento, outro processo licitatório será feito para as obras das alças de acesso.

31/01/2015 08:20

A retomada das obras da Ponte Juscelino Kubitschek, que liga o Centro à zona Leste da Cidade, deverá acontecer nos próximos meses. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), responsável pela obra, anunciou que o órgão deve lançar no próximo mês um edital de licitação para conseguir a licença ambiental junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 
Após o licenciamento, outro processo licitatório deverá ser feito para a retomada da obra, parada desde o segundo semestre de 2014. A primeira parte do alargamento da Ponte Juscelino Kubitschek já foi concluída. No entanto, a segunda etapa da obra, que seria a construção das alças de acesso dos dois lados da via, nunca foi iniciada, permanecendo apenas a pista de rolamento no meio da ponte. O objetivo da construção das alças de acesso é trazer maior fluidez ao trânsito, reduzindo o congestionamento de veículos tanto na Avenida Frei Serafim quanto na Avenida João XXIII. 
Foto: Elias Fontenele/ODIA

Segundo dados fornecidos recentemente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), são 409.965 veículos circulando atualmente pela capital. Finalizada, a obra garantirá quatro vias de acesso. As duas novas vias criadas na pista central terão sentido Centro/Leste e Leste/Centro. 
A obra possui um investimento inicial de R$ 18 milhões. De acordo com a assessoria da Setrans, o projeto inicial deve ser executado pela empresa que ganhar a licitação. Somente após o licenciamento ambiental, será aberta a licitação para contratação da empresa que vai retomar a obra da Ponte Juscelino Kubitschek. 
A ordem de serviço para as obras da ponte Juscelino Kubitschek foi assinada em dezembro de 2011, pelo então governador Wilson Martins. Na época, a obra iniciaria em janeiro e tinha prazo de conclusão de 360 dias. Pelo projeto, seriam construídas, duas faixas no sentido Centro/Leste e mais uma no sentido Leste-Centro, entre os dois corredores de veículos da ponte Juscelino Kubitscheck.
Por: Priscila Florêncio - Jornal O DIA
Mais sobre: