Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O Dia lança "œMulheres que inspiram" para escolher empresária de sucesso

Sistema o dia vê no reconhecimento da atuação da mulher no mercado de trabalho uma das formas mais justas de homenageá-las

02/03/2015 12:28

A mulher tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Longe de um cenário ao qual estiveram um dia, permeado de preconceito e falta de oportunidades, hoje elas assumem altos cargos de liderança e comandam decisões a frente de grandes empreendimentos.  Ultrapassaram os espaços e os estereótipos para mostrar competências e habilidade para gerir. Através de conquistas acabaram definindo o retrato da mulher moderna: alguém que consegue conciliar um lado profissional de sucesso, a vida pessoal e, às vezes a tarefa de ser mãe, sem deixar de lado a sensibilidade e as ambições femininas.

Para o dia da mulher deste ano, O Sistema O Dia de comunicação entende que é preciso celebrar as conquistas das mulheres e exaltar os perfis femininos. Através do projeto “Mulheres que inspiram” vê no reconhecimento da atuação da mulher no mercado de trabalho uma das formas mais justas de homenageá-las. A ação destaca a trajetória de empreendedoras influentes no cenário estadual e que acumulam um histórico de conquistas inspirador. 

Através de uma enquete, realizada na fanpage do Portaldia.com, os leitores poderão votar na mulher piauiense que mais se destaca a frente de um empreendimento. A votação segue aberta até a quinta-feira (05), dia em que será divulgado a vencedora. A empresária eleita, além de receber um troféu por mérito e reconhecimento pela sua trajetória empreendedora,  terá sua história contada nas páginas do Jornal O Dia, em uma matéria especial, como forma de inspirar outras mulheres.

Para a votação, ao todo foram escolhidas 14 empresárias. Elas estão à frente de grandes empresas no estado. De empreendimentos de negócios, alimentação, estética até serviços clínicos e festivos, elas se tornaram referência por meio do que conquistaram.

Conheça abaixo o perfil das 14 empresárias

Para votar, acesse a página no Portaldia.com no facebook clicando aqui! 

1 - SOCORRO MENDES

Socorro Mendes é formada em Direito e iniciou sua carreira profissional como recepcionista de uma imobiliária. Após alguns meses, foi convidada para ser corretora de imóveis e assim conseguiu consolidar seu nome no mercado do Piauí. Atualmente, a proprietária da Imobiliária Área Útil Imóveis é confiante e dedicada ao trabalho de expansão de seus negócios, atraindo grandes investidores para o nosso Estado. Além disso, Socorro Mendes está com uma loja especializada em produtos aromatizantes e linha corporal, a Avatim.

2 - DIANA CARVALHO

O negócio da família sempre foi uma paixão de Diana Carvalho. Mulher empreendedora, formada em administração de empresas com MBA executivo em gestão empresarial, vem desempenhando um papel muito importante dentro do Grupo Polpas de Frutas Rio Grande, administrando com muita dedicação e possibilitando um crescimento constante da marca.

3 - NEIDE PRADO

Apostando em qualidade de vida, os negócios da economista Neide Prado estão conquistando o mercado teresinense. A trajetória profissional desta mulher é de coragem e garra. Natural de São Paulo e atuando em uma multinacional de exportação de produtos agrícolas, Neide enxergou a possibilidade que proporcionar aos consumidores teresinenses qualidade de vida através da alimentação, apostou na instalação da loja Ponto Natural e, desde 2014, vem agradando com a qualidade de seus produtos e o ótimo atendimento.

4 - ALEXSANDRA DINIZ  

Alexsandra Diniz começou a trabalhar com seu tio, Arione Diniz, nas Óticas Diniz em São Luis-Ma, atuando em várias frentes. Na equipe de colaboradores, foi recepcionista, vendedora, estoquista e gerente. Arione Diniz decidiu expandir seus negócios, ampliando a rede de óticas, franqueando seus familiares e colaboradores. Assim foi o inicio da trajetória empreendedora de Alexsandra, que iniciou uma parceria com o irmão Ricardo Diniz no mercado teresinense e consequentemente ganhou o mercado de óticas piauiense. Hoje, a empresária comanda 12 lojas, com planos para abertura de outras 2 em Teresina. Alexsandra objetiva ampliar a rede e melhorar cada vez mais a qualidade de seus produtos e principalmente o atendimento do qual revela cuidar criteriosamente, investindo em capacitação de suas equipes.

5 - ROSÂNGELA CASTRO

Rosângela Castro iniciou no mercado imobiliário no ano de 1995, trabalhando no setor administrativo de uma construtora. No ano de 1996, despertou interesse por corretagem de imóveis e passou a atuar como corretora em imobiliárias e construtoras. Em uma grande construtora de Teresina, Rosângela atuou 10 anos como diretora comercial e no ano de 2008, a vontade de empreender surgiu mais uma vez. Ela pode realizar o sonho do seu próprio negócio, inaugurando a Rosângela Castro Imobiliária. Atualmente, Rosângela lidera uma equipe de profissionais capacitados, que buscam as melhores oportunidades no mercado para oferecer aos seus clientes.

6 - VAN CARVALHO

Van Carvalho, filha de Virgílio Rodrigues Vieira e de Carmelita Fernandes Vieira, nasceu em Paramirim, Bahia. Em 1975, chegou em Teresina para estudar. Em 1982, conheceu Reginaldo Carvalho. Dois anos depois, Reginaldo e Van já estavam casados. Eles tiveram dois filhos, Danilo e Reginaldo Júnior. Os empreendedores tinham o mesmo objetivo: construir uma marca da qual todos se orgulhariam. Reginaldo fazia vendas ambulantes e Van ficava no Armazém. Em 1985, abriram o primeiro ponto com a marca Comercial Carvalho. No ano de 1991, inauguraram o Carvalho da Margarida, o primeiro prédio próprio e um modelo de vendas com preços diferenciados e facilidades de créditos que transformaram a marca Carvalho numa “febre” entre todos os teresinenses. Ali, o Comercial Carvalho passou a ser um fenômeno em vendas. A vice-presidente do Grupo carvalho, além de gerir sua empresa atua desde 2013 como conselheira de tributos fiscais da Secretaria de Fazenda do Governo do Piauí. Mais uma prova e reconhecimento de seu talento como administradora.

7 - SÍLVIA MENEZES

 A Design de moda e empresária Silvia Menezes é uma profissional super qualificada. É um exemplo de mulher empreendedora que prima pelo sucesso e qualidade dos seus serviços. Ela está no comando do renomado e conceituado espaço de beleza, o Silvia’s Hair, que já está no mercado desde 1996.

8 - SÔNIA HOLANDA

 Sônia Holanda sempre sonhou com seu primeiro negócio. Formada em contabilidade, decidiu há 4 anos entrar para o mundo da moda com uma loja de roupas na Av. Homero C. Branco e, hoje, a Vesture já conta com novo endereço e sede própria. A empresária vem se destacando pelas novidades que sua loja oferece. Sônia é uma empreendedora muito atuante no mercado da moda e sempre participa de eventos pelo país.

9 - ANA PATRÍCIA CASTELO BRANCO

A contadora Ana Patrícia Castelo Branco sonhava com seu esposo, Dr. Fernando Modesto, em ter o seu próprio negócio. Tudo parceria muito distante do sonho, mas Patrícia não desistiu e logo o desejo tornou-se viável com um bom investimento. Em 2009, foi inaugurada a Clínica Emagrecer Fast e a partir desta realização, Ana Patrícia dedicou-se com muito profissionalismo. Seu tratamento humanizado ganhou o mercado. Dia após dia a mulher de sonhos e visão vem consolidando sua marca e já pensa em ampliar os investimentos em seus negócios.

10 - SAARA JANE SANTOS BATISTA LUSTOSA

Dra. Saara é uma mulher à frente de seu tempo. Concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal de Pernambuco aos 22 anos e especializou-se em Radiologia na Europa. Ao retornar para o Brasil, a sua vontade de crescer e empreendedorismo nato a fizeram abrir a Clinica Biodiagnóstico, que atualmente ultrapassa cerca de 80 mil pacientes atendidos em cidade de Picos e macrorregião, prestando um relevante e indispensável serviço à população. Com espírito arrojado e diligente, Dra. Saara expandiu os seus serviços, abrindo clínicas em São Raimundo Nonato e Floriano. Uma profissional devotada, que tem dedicado sua vida à Medicina, mantendo-se sempre atualizada através de cursos, congressos e pós-graduações. Hoje é detentora do laborioso Título de Radiologista, concedido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), assim como dos títulos de Mamografista e Ultrassonografista, ambos concedidos pela AMB (Associação Médica Brasileira) e pelo CBR. Dra. Saara muito tem a celebrar no bem-sucedido campo profissional!

11 - SAYONARA HOLANDA

O sexo feminino por si só já é uma inspiração! E quando você está incluída em uma família só de mulheres? Natural de Parnaíba, Sayonara chegou em Teresina no ano de 1974. Registrada assim, e mais conhecida carinhosamente como Sayô! É a terceira das quatro filhas de Waldeza e Elias e mãe de Luna e Amanda. Sayô é graduada em Educação Física pela UESPI e empreendedora por paixão! Aos 8 anos de idade começou a presenciar seu pai mostrando seu dom de cozinhar “despretensiosamente” em um ponto comercial que havia alugado para vender peixe e camarão, o qual dois anos depois, em 1980, se transformou no Restaurante Camarão do Elias, que existe até os dias atuais. Aos 20 anos de idade ela passou a ajudar seu pai no Camarão do Elias, que na época completava 10 anos de existência, iniciando a sua trajetória empreendedora.  A empresária é movida por paixão, e hoje dá continuidade à história que se deu início em 1980 e que nesse ano completa 35 anos.

12 - MÁRCIA SILVA

Formada em administração e Design de interiores, Márcia Silva iniciou sua trajetória empreendedora há 13 anos. A empresa Expocenter, comandada por Márcia, passou a conseguir espaço no mercado piauiense. Através de sua brilhante atuação, ela buscou constantemente conhecimentos em cursos e muitas viagens por todo o país. Márcia inovou e consolidou sua marca, acreditando no potencial do mercado de expositores, aliado à marcenaria, projetando e executando móveis planejados. A empresária hoje expande seus negócios no Piauí e Maranhão.

13 - RACHEL DE FARIAS REIS

 Iniciando em 1993, Raquel de Farias Reis, proprietária da empresa Arte dos Pés, precisou investir na sua qualificação. O mercado teresinense passou a conhecer os serviços oferecidos por Raquel em sua empresa a partir de sua perseverança pelo conhecimento. A empresária também precisou investir no bom relacionamento com seus clientes, consolidando sua marca com atendimento de excelência.

14 - SOCORRO RIBEIRO

 A empresária Socorro Ribeiro iniciou sua carreira no ramo de confecções, mas como uma mulher que não desiste fácil sempre buscou oportunidades de negócio. Retornando de Brasília onde morava e constituiu família, Socorro enxergou oportunidade no ramo de alimentação. Após anos de experiências boas e também ruins, a empresária decidiu inovar, ampliando uma pequena lanchonete, passando a confeitaria e serviços de buffet. A realização do sonho de ter o próprio negócio estava concretizada e a empreendedora não parou por aí. Continua inovando, participando de feiras em todo o mundo e buscando aperfeiçoamento. A marca La Trufel tem delícias que fazem qualquer festa um sucesso.

15 - ROSEANY VALÉRIA

Roseany Valéria era professora de jardim e amava a profissão, algum tempo depois formou-se em examinadora de trânsito e passou a ministrar aulas práticas com o esposo. Com apenas um carro e muita coragem, Valéria decidiu abrir sua auto escola contratando mais pessoas e aumentando a sua frota. No ano de 2006 o falecimento de seu marido abala sua estrutura familiar, mas a mulher de fibra mostrou-se forte e continuou com sua coragem para vencer os obstáculos e expandir seus negócios, liderando hoje o mercado de auto escolas em Teresina.

Por: Yuri Ribeiro
Mais sobre: