Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nova ETA entra em atividade dentro de até 30 dias, garante Agespisa

Como companhia de água e esgoto ainda não construiu subestação e sistema de transmissão de energia, Eletrobras Piauí vai emprestar rede para que ETA funcione até que estruturas fiquem prontas.

14/07/2015 19:46

A nova Estação de Tratamento de Água da Agespisa, localizada no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, deve começar a funcionar em até 30 dias. O compromisso foi firmado pela companhia de água e esgoto durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Teresina nesta segunda-feira (13).

No evento, ficou acertado que a Eletrobras Distribuição Piauí vai disponibilizar uma rede de transmissão de energia em caráter temporário para que a ETA da Grande Codipi entre em atividade até o mês de agosto.

Segundo o vereador Antonio Aguiar (Pros), proponente da audiência pública, a Agespisa estipulou um prazo de até 90 dias para que toda a Grande Codipi passe a receber água tratada pela nova estação. Hoje, milhares de residências da região são abastecidas por poços artesianos.

Audiência pública ocorreu na tarde de segunda-feira (Foto: Diego Rodrigues)

De acordo com a construtora responsável pela obra, a ETA foi concluída há pouco mais de dois meses. No entanto, até agora ela não começou a funcionar porque não foram construídas a subestação e a linha de transmissão por meio das quais haverá o fornecimento de energia para o local. Na semana passada, a Eletrobras-PI divulgou uma nota informando que a Agespisa é a responsável pela implantação dessas estruturas. "Nesses primeiros meses, graças a esta rede oferecida temporariamente pela Eletrobras, será possível atender as primeiras residências da Grande Santa Maria. Quando a Agespisa concluir a subestação, o abastecimento d'água pela nova ETA será gradualmente estendido para outros bairros", afirma Aguiar, que na sessão desta terça-feira fez um pronunciamento na Câmara para comunicar os encaminhamentos da audiência pública.

A audiência pública foi realizada justamente com o objetivo de encontrar uma solução para o impasse entre a Agespisa e a Eletrobras.

A distribuidora de energia enviou três representantes: Abraão Galeno Meneses, gerente de manutenção;  Raimundo Nonato Rodrigue de Moura, gerente de Planejamento; e Gutemberg Vieira Araújo, técnico industrial.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Francisco Alberto Monteiro, e o presidente da Agespisa, Raimundo Trigo, também compareceram.

"Considero a ETA da Grande Codipi a maior obra de infraestrutura daquela região realizada nos últimos 15 anos. É uma obra de grande alcance social, que vai beneficiar mais de 200 mil pessoas em diversos bairros das zonas Norte e Leste da nossa cidade, como Cidade Jardim, Cidade Leste, Nova Teresina, HBB, dentre muitos outros", pondera Antonio Aguiar.

Ainda no primeiro semestre de 2013 o vereador do Pros apresentou um indicativo solicitando ao Governo do Estado a construção da ETA. Nos primeiros meses de 2014 a empreitada foi iniciada.

A construção da ETA da Grande Codipi foi realizada com recursos próprios do Tesouro Estadual, através de um termo de cooperação técnica firmado entre o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e a Agespisa. Além de atender diretamente os moradores de bairros das zonas Norte e Leste, a nova ETA também vai desafogar o sistema de abastecimento d´água da cidade, que há muitos anos está sobrecarregado. 

A audiência pública ainda contou com a presença do engenheiro Carlos Correia Lima, diretor técnico da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), do engenheiro químico Antonio Florentino Filho, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge-PI), além de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Teresina, e dos vereadores Luiz Lobão (PMDB) e Teresa Britto (PV).

Fonte: Da Redação
Mais sobre: