Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, número de fumantes reduz quase pela metade em um ano

Em 2013, segundo a Pesquisa Vigitel, 14% dos piauienses fumavam. Em 2014, essa estatística caiu para 6,7%. Maioria dos fumantes são homens

29/08/2015 07:59

No estado do Piauí, 0,7% da população é fumante. Das pessoas que fumam durante muitos anos, 70% tiveram contato com o tabagismo entre 13 e 18 anos de idade. Além disto, 80% deles iniciam o hábito de fumar antes dos 18 anos. Todos estes dados são referentes ao ano de 2014 e foram fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, que se baseou na Pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

Em relação ao ano anterior da pesquisa, houve uma diminuição significativa no número de fumantes no Piauí. “No Brasil, houve uma diminuição de 30% nos últimos 10 anos. E, no Piauí, estávamos antes com 14% e houve esta redução para 6,7%”, afirma Valdite Costa, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso. Segundo a Vigitel, do número total de fumantes no Piauí, 7,8% estão na faixa etária entre 18 e 24 anos, sendo que a maioria é homem. De acordo com a coordenadora estadual, um dos fatores que aumentam o consumo de tabaco entre os jovens é o comércio ilícito. “O preço do cigarro é tabelado e não pode ser vendido abaixo do valor determinado, fazendo também com que a população tenha menos acesso. Por isso, eles procuram o comércio ilícito, que atinge mais as pessoas de baixa renda e os jovens”, declara.

Tratamento

Segundo Valdite, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. “Em Teresina, a Secretaria de Saúde do Estado tem preparado técnicos para implantar o programa em todos os municípios do Piauí. No dia 1º de setembro, será finalizada a preparação de mais de 200 técnicos municipais, com o início da campanha contra o fumo, com ênfase no combate à iniciação ao fumo”, declara. O Programa tem como objetivo ajudar fumantes a largar o vício através de uma abordagem cognitiva, por meio de diálogo com profissionais da saúde. São formados grupos de 15 pessoas e o Ministério da Saúde dá aparatos tanto de material informativo como de medicamentos, destinados aos casos que não são resolvidos pela abordagem cognitiva. “O Ministério da Saúde investiu mais de R$ 4 bilhões em remédios de tabagismo, apenas no ano passado”, conta.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao serviço, basta entrar em contato com a equipe de Saúde da Família do bairro. No primeiro momento, há uma consulta com o médico, que encaminha o paciente a fazer uma bateria de exames e, em seguida, é levado aos quatro primeiros encontros do Programa. Segundo Valdite, Teresina tem 17 locais de referência no tratamento, com pretensão de aumento para 50 unidades. “Também temos em Paranaíba, Picos, Jaicós, Floriano, além dos municípios que estão na fase de implementação”, completa.

De acordo com a coordenadora estadual, o Governo está trabalhando para que a população tenha conhecimento dos malefícios do fumo, incentivando uma vida saudável para reduzir os riscos de doenças associadas ao fumo. A meta do Governo é implantar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo em todo o Estado do Piauí até setembro deste ano.
Por: Ana Paula Diniz - Jornal O DIA
Mais sobre: