Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No PI, Roberto Jefferson defende que o PTB seja oposição ao Governo

Ex-deputado veio à capital piauiense conversar com ex-senador João Vicente Claudino e tentar filiá-lo ao PTB.

12/04/2017 08:27

O ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, esteve ontem em Teresina para conversar com o ex-senador João Vicente Claudino e tentar filiá-lo novamente ao partido. Durante a visita, o presidente informou que o partido pode lançar candidato na disputa de 2018 e ir para oposição ao governo. 
Roberto Jefferson afirmou que o PTB tem uma bancada sólida e, por isso, vai buscar crescer no Estado. "Vamos buscar eleger um senador e, quem sabe, disputar as eleições para governador", declarou. 
O presidente defendeu o partido na oposição nas eleições estaduais, mas disse que compreende o posicionamento dos filiados, se referindo ao Capitão Fábio Abreu (PTB) que é secretário de Wellington Dias. "Não há uma questão fechada, mas uma coligação nacional com o PT ninguém verá mais e estadual, para a próxima eleição, creio que não aconteça mais. Só se o PT quiser nos apoiar", informou. 

Roberto Jefferson disse ainda que partido espera filiar o ex-senador João Vicente Claudino (Foto: Assis Fernandes/ O Dia) 
Dentre os nomes cogitados pelo presidente para uma eventual disputa para o Governo está o de José Hamilton, ex-prefeito de Parnaíba, e o de João Vicente Claudino para o Senado. "São nomes que dão base ao PTB. Vamos pensar em uma candidatura própria porque temos que nos preocupar com o fim das coligações, que deve acontecer nas próximas eleições", explicou. 
Roberto Jefferson disse ainda que estar confiante na volta do ex-senador ao PTB e garantiu que vai reconstruir o partido no Estado. "Os amigos dele estão todos agrupados no PTB. É fácil a volta, porque é só a gente entregar a chave que ele volta. Vamos construir um PTB igual o que ele foi no passado ", pontuou.
"Lista fechada obriga partido a se organizar" 
O presidente do PTB no Piauí, o deputado Paes Landim, afirmou que a possibilidade de o partido ter uma chapa majoritária é maior se for aprovado o sistema de lista fechada na reforma política que tramita no Congresso Nacional. 
De acordo com Landim, as discussões sobre as alterações no processo obrigam o PTB a organizar sua própria legenda eleitoral. “De certa maneira, como estamos discutindo esse sistema de lista fechada, é muito importante que o partido se organize, organize toda sua legenda. Ele [Roberto Jefferson] veio fazer um apelo para ver se o João Vicente volta a ser o líder no nosso Estado”, disse. 
Para Roberto Jefferson, a lista fechada foi pensada por políticos que estão envolvidos na operação Lava-Jato. “Eles precisam se esconder para não aparecer aos olhos do eleitor. Isso é um escândalo para permitir a reeleição do foro privilegiado, todos temem perder o foro”, destacou.
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: