Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No horário de verão, piauienses devem ficar atentos à mudança em serviços

Bancos, voos nacionais e horários de concursos públicos federais e do Exame Nacional do Ensino Médio são diferenciados

15/10/2016 08:47

Às 0h de domingo (16), começa o horário de verão em 10 estados do Brasil e no Distrito Federal. Mesmo sem aderir à mudança, os piauienses devem ficar atentos aos horários de serviços que seguem o horário oficial de Brasília, como bancos, voos nacionais e horários de concursos públicos federais e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a estimativa de ganhos com o horário de verão é de R$ 147,5 milhões. Com o novo horário, a população do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo deverá adiantar o relógio em uma hora a partir deste domingo. Já os estados do Norte e Nordeste não participam do horário de verão, que dura até o dia 19 de fevereiro de 2017. 

No Piauí, os bancos irão iniciar e encerrar as suas atividades com uma hora de antecedência, abrindo às 9h e fechando às 15h. Os inscritos em concursos públicos federais ou no Enem devem ficar atentos aos horários de início das provas. Durante a realização do Enem, que acontece dia 5 e 6 de novembro, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário oficial de Brasília. 

No Aeroporto, os voos que saem ou chegam em Teresina são registrados com o horário local, mas é importante que os passageiros fiquem atentos aos horários apontados nas passagens. “As passagens são registradas com o horário local, tanto para saída como para chegada. Em caso de um passageiro que sai de Teresina para São Paulo, na passagem constará o horário local na saída, sem o horário de verão, e, na chegada, com o horário de verão”, explica a consultora de viagens, Nayara Mesquita. 

O horário de verão tem como objetivo reduzir a demanda de energia durante o horário de pico, que acontece normalmente entre às 18h e 21h. Com a mudança, serviços como o de iluminação pública são acionados mais tarde, deixando de coincidir com o horário de consumo da indústria e do comércio. De acordo com o Governo Federal, nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%. Equivalendo ao consumo mensal aproximado de energia em cidade como Brasília, que possui 2,8 milhões de habitantes.
Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: