Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Dia do Motociclista, categoria não tem muito o que comemorar

Em dez anos a frota de motos cresceu mais de 200% - na região Norte e Nordeste, as motos hoje são quase a metade dos veículos das áreas

27/07/2015 08:20

Hoje (27) é o dia do motociclista. Mas infelizmente essa parcela da população tem pouco para comemorar. Apesar da massificação de campanhas educativas e maior rigor dos órgãos responsáveis pela fiscalização nos últimos anos, os índices de acidentes envolvendo motociclistas só crescem a cada dia em todo o país. Em Teresina os dados não são diferentes.

Em nível comparativo no ano de 2014, entre os meses de janeiro e outubro foram registrados 12.332 entradas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por conta de acidentes, dentro desse número 9.955 envolviam motociclistas. No ano de 2015 os números são ainda mais alarmantes. De janeiro a junho foram registrados 6.485 acidentes e 84% deles com motociclistas, o que corresponde a 5.457. O mês de junho ficou com o recorde negativo de 942 acidentes de moto no ano de 2015.

Em dez anos a frota de motos cresceu mais de 200% - na região Norte e Nordeste, as motos hoje são quase a metade dos veículos dessas regiões. Mas uma das principais consequências entre as vitimas de acidentes com motos é a necessidade de cirurgias ortopédicas. No HUT foram realizados 1.234 procedimentos cirúrgicos no ano de 2015. 706 foram cirurgias ortopédicas, buscando reconstruir ou cuidar de deformidades dos pacientes. O número é significativo, já que a entrada de acidentes com motociclistas aumentou no decorrer do ano.

Os números crescem e a preocupação dos órgãos fiscalizadores também. Por conta disso, muitas campanhas sócias educativas vêm sendo realizadas diariamente visando a categoria dos motociclistas. Além disso, as punições estão mais rigorosas tanto pela falta de equipamentos, como capacetes e também na documentação dos veículos.

Motociclista consciente

Atualmente, Teresina é uma das capitais do país que tem o número de motociclistas equivalente ao de automóveis. Pensando nisso, o dia do motociclista será usado para ajudar essa parcela da população. Entre os dias 05 e 07 agosto será realizada a 19ª edição do O MotoCheck-Up, com a intenção de prevenir e orientar os pilotos. Dentro do evento será oferecido o serviço de avaliação de 21 itens das motocicletas e demonstrações de direção defensiva.

O evento vai contar com profissionais de mecânica e instrutores experientes na área. As infrações mais comuns na capital são: falta de documentação e ausência do uso de capacetes, que são ocorrências enquadradas como gravíssimas dentro do código de transito brasileiro. O MotoCheck-Up acontece nos dias 05 a 07 de agosto, no horário de 9h ás 16h, no Estádio Albertão.
Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: