Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Música nordestina faz a animação do público no Festival Artes de Março

O festival continua empolgando o grande público que vem comparecendo às noites ao som da música do sertão.

11/03/2016 08:24

Neste fim de semana, todos os caminhos apontam para o Festival Artes de Março. A programação de apresentações musicais continua hoje (11) com um show do cantor Naeno Rocha. No sábado, sobem ao palco Agda Moura e Vates e Violas. Já no domingo, é a vez do público conferir o espetáculo da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, interpretando grandes sucessos da música nordestina. O evento está acontecendo no Teresina Shopping e os shows iniciam diariamente a partir das 19h.

Para sua apresentação no festival, a banda Vates e Violas mostrará seu repertório musical influenciado pelo Forró Rock Vateciniano, ritmo já característico em suas gravações e shows. O grupo levará ao público canções do seu mais novo disco, imprimindo um passeio com duetos e trietos intensos de cordas e tambores. Refinando e reciclando as influências sertanejas, além do xote, do arrasta-pé e do baião, marcam presença o galope, a toada, o mourão voltado, a sextilha, balada, reggae e repentismo.

Vivendo em Recife, em Pernambuco, há mais de 20 anos, o grupo Vates e Violas gravou seu novo trabalho com o técnico de som Marcílio Moura, no Estúdio Fábrica, com a masterização de Pablo Lopes e direção musical Miguel Marcondes. A banda hoje é formada por Carlos Alexandre (bateria), Afonso Marques (baixo e vocal), André Pernambuco (percussões), Nido do Acordeom, Lígia Fernandes (guitarra, viola de 10 cordas e vocal) e Miguel Marcondes (voz, violão, viola de 10 cordas).

Ao grupo, no palco, se une Agda Moura. Neta de Zé de Cazuza, poeta condecorado Mestre das Artes pelo estado da Paraíba, filha de Miguel Marcondes , a jovem leva adiante a tradição artística de sua família. A música da artista evidencia um diálogo entre composições com arranjos contemporâneos, conectados ao rock pernambucano, ao jazz e ao folk, com elementos rítmicos da nossa tradição, o maracatu, a ciranda e o coco.

No domingo, a Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos animará o público ao show de suas safonas. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, que tem por objetivo a valorização do acordeon, instrumento característico da região Nordeste. O projeto também conta com a Orquestra Escola, que visa ensinar crianças e jovens o instrumento, conhecido também por “sanfona”.

Composta por 22 músicos, entre sanfoneiros, percussão e contrabaixo, a Orquestra Sanfônica tem em seu vasto repertório, estilos musicais como, valsas, chorinhos, tangos e peças clássicas de autores como Brahms, Strauss, Carlos Gardel. Além de apresentar também o tradicional forró, xote, baião, samba, marchas, executando canções de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Noca do Acordeon, Waldir Azevedo, e de compositores piauiense, como Aurélio Melo, José Rodrigues, Lázaro do Piauí e Vavá Ribeiro.

Na próxima semana o festival terá a apresentação do cantor Santana que tem como grande fonte inspiradora o estilo imortal de Luiz Gonzaga. Os artistas piauienses Soraya Castelo Branco, Gonzaga Lu, Vavá Ribeiro e Carol Costa farão uma homenagem ao artista Xico Bizerra.

Nesta edição do Festival Artes de Março, a efervescência cultural do Vale do Pajeú, em Pernambuco, é a grande inspiração. Uma região rica em cultura que ganha visibilidade através do cordel, repente e poesia. A proposta do Artes de Março “Pelos Sertões” é valorizar tanto intérpretes como grandes compositores da cultura nordestina.



Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: