Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Município do Piauí não tem registro de nenhum dos imóveis dos moradores

Segundo a Corregedoria do TJ, Cajazeiras não conta com registro de imóveis, ou seja, todos os moradores vivem em situação irregular.

09/03/2017 07:43

O Piauí vive uma situação grave quando se trata de regularização fundiária no Estado. A população da maioria dos municípios não possui a matrícula que demarca a área urbanizada e, portanto, vive em situação irregular, como é o caso de algumas áreas de Teresina. Na Capital há espaços regularizados em sua maioria, mas ainda é alto o índice de ocupação irregular. 
A situação mais grave é a do município de Cajazeiras. De acordo com o Juiz auxiliar da Corregedoria do TJ-PI, Júlio Cesar Garcez, não há registro de nenhum imóvel na cidade. Nos documentos do cartório responsável têm apenas a matrícula do município, ou seja, todos os moradores de Cajazeiras vivem em situação irregular. 
Além de Teresina, Campo Maior, Canto do Buriti, Pio IX, Parnaíba e Luís Correia também estão em situação grave em relação à regularização fundiária. Sem o Registro de Imóvel no cartório, os moradores não possuem a garantia de posse do terreno e correm o risco de serem removidos do lugar onde moram, além de outras consequências. 
“Alguns municípios não fi zeram a arrecadação do patrimônio através do georreferenciamento. Os municípios são cientes de suas responsabilidades e são eles que devem fazer a regulamentação através, por exemplo, de lei. Não é difícil, basta vontade política”, declarou o magistrado. 
Outro fator preocupante é em casos de indícios de irregularidade detectados em registros de imóveis. Nestes, o Tribunal de Justiça pode pedir o bloqueio de matrícula do proprietário. “Há casos que o morador vende o imóvel para uma segunda pessoa, que vende para uma terceira, que passa para uma quarta pessoa. Quando ela vai ao cartório passar o bem para o seu nome, por exemplo, descobre que aquele imóvel nunca foi regularizado. Isso é muito comum e grave”, citou Júlio César.
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: