Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulher cai em "œgolpe do OLX" e perde carro avaliado em R$ 25 mil no Piauí

A vítima descobriu o golpe somente três dias depois quando foi sacar o dinheiro na agência lotérica.

28/11/2016 16:36

Um caso inusitado está sendo investigado pela Polícia Civil do município de José de Freitas (a 45 quilômetros de Teresina). A comerciante Maria Luzia de Morais Ribeiro, conhecida por Xuxa, denuncia que, após anunciar à venda de um carro no site OLX, um homem usou cheque sem fundos na negociação e sumiu com o veículo.

Maria Luzia relatou à polícia que no dia 17 deste mês o estelionatário foi até sua residência, situada Rua Clarindo Veras, nº 563, no centro da cidade, onde apresentou um cheque para comprar o veículo Fiat Uno Sporting, de placa ODU-4676-Teresina-PI, cor amarela, ano e modelo 2012/2013, no valor de R$ 25,000, após anúncio no site de vendas. No entanto, a vítima só percebeu o golpe quando foi sacar o dinheiro na agência bancária.

O golpe

 A venda do veículo havia sido divulgada no site de negócios OLX e atraído o suposto comprador. A vítima disse que no mesmo dia, 17 de novembro, o estelionatária esteve em sua residência, onde testou o carro e depois ligou para uma segunda pessoa, que supostamente se encontrava em Teresina, informando que o depósito poderia ser efetuado na conta da comerciante, na agência da Caixa Econômica Federal.

Extrato  impresso na casa lotérica por Maria Luzia de Morais Ribeiro (Foto: Divulgação/PolíciaCivil)

Acompanhado de seu esposo e do suposto comprador, Maria Luzia foi até a casa lotérica Sorte Grande, situada no centro do município, ocasião em que teriam conferido por meio de extratos a transferência do valor referente à negociação. O falso depósito havia sido feito direto da agência da Caixa do Bairro Parque Piauí, na zona sul da capital.

Após os trâmites, a vítima entregou o carro com toda a documentação ao estelionatário, confirmando à venda. No entanto, Maria Luzia só tomou conhecimento da improcedência do cheque três dias depois quando foi sacar os 25 mil reais na caixa, onde foi informada da não compensação financeira do documento, que já havia sido suspenso pela agência. 

Extrato da conta da vítima impresso no dia 21 de novembro de 2016

Investigação

Conforme o delegado Jarbas Lima, que está à frente das investigações, o caso foi denunciado no dia 21 deste mês. Inicialmente, segundo o agente policial, foram requisitadas imagens das câmeras da casa lotérica Sorte Grande para identificação do acusado. “Já analisamos as filmagens, mas ele foi esperto e não entrou com as vítimas na lotérica. O fato é que a dona do carro foi muito ingênua, pois entregou até o DUT (documento único de transferência) do veículo já assinado ao estelionatário”, disse.

O delegado informou ainda que será solicitado o rastreamento e bloqueio da documentação do veículo junto ao Departamento de Transito (Detran-PI) para facilitar a apreensão do mesmo. “Com isso o carro ficará notificado e, caso seja parado em alguma blitz, imediatamente será apreendido, medida que também impede à venda. Certamente já deve ter sido vendido para uma pessoa de boa-fé, mas no momento da transferência no Detran ele poderá ser localizado”, explicou.

Alerta

O delegado Jarbas informa que crimes dessa natureza são recorrentes no Brasil. Ele alerta para que o cidadão tenha cautela no momento de fazer um negócio por meio da internet. “Esse é o golpe do Olx é muito conhecido no país, geralmente as pessoas acreditam que estão comprando algo, transferem a quantia em dinheiro solicitada, mas acabam recendo até tijolos no lugar nos produtos. Porém, este caso específico se fez porque os donos do carro confiaram na compensação imediata do cheque, sem conhecer o comprador. É preciso ter muito cuidado, e saber com que está lidando”, finalizou. 



Por: Francisco Barbosa
Mais sobre: