Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MPF/PI realiza oficina sobre o uso seguro, consciente e responsável da internet

Iniciativa busca capacitar educadores das redes pública e particular dentro do projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas

21/08/2017 16:10

Contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo digital. Esse é o objetivo da oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, que a Procuradoria da República no Piauí sedia na próxima terça-feira,21 de agosto, a partir das 8 horas, no Auditório do Edifício-Sede, localizado à Avenida João XXIII, 1390, Bairro Noivos, Teresina/PI.

A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O público-alvo do evento são representantes e educadores de instituições de ensino públicas e particulares do Estado do Piauí, além de entidades de classe para debater sobre o uso seguro, consciente e responsável da internet.

Foram convidados a participar a UFPI, o IFPI, a UESPI, as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Sasc, Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado, os Conselhos Estadual e Municipal de Educação, o Conselho Estadual de Educação em Direitos Humanos, o Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região, a Associação dos Conselheiros Tutelares, o Sindicato das Escolas Particulares de Teresina, a União dos Conselhos Municipais de Educação, União Municipal dos Estudantes Secundaristas. Foram disponibilizadas 150 vagas e as inscrições deverão ser feitas pelo Link http:www.safernet.org.br/site/oficinas/inscricao.

Participarão também a Assessora da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Patrícia Ponte, e o representante da Ong SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm, que ministrará a oficina. A proposta é oferecer aos educadores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

Saiba mais - Realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Em sua primeira etapa, o projeto esteve na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A segunda etapa do projeto – iniciada em outubro de 2016 – contemplará outros 15 estados da federação.

Por: Da Redação
Mais sobre: