Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MP vai fazer perícia para avaliar danos ambientais em construção de terminal

Prefeitura alega que Praça das Ações Comunitárias é o único terreno apropriado para receber terminal de integração.

09/10/2015 13:52

Durante audiência na manhã de hoje (09) com moradores do Parque Piauí e representantes da Prefeitura, o Ministério Público anunciou que vai encaminhar o projeto de construção do terminal de integração no bairro a um engenheiro florestal, um engenheiro civil e um arquiteto que irão avaliar os danos causados pela retirada de 177 árvores do local.


Leia também: 

Moradores são contra corte de árvores para construção de terminal de ônibus 

Moradores da zona Sul ocupam praça para evitar retirada de árvores 

Liminar proíbe obra de terminal de integração no Parque Piauí 


A Prefeitura rebateu o posicionamento do MP alegando que esse estudo já foi feito previamente e que a Praça das Ações Comunitárias é o único terreno na região que permite a construção do terminal de integração em condições de funcionamento adequadas.

“Esse estudo levou em consideração aspectos como as dimensões necessárias para a construção do terminal e operacionalização dos ônibus e o fator financeiro”, explicou o secretário executivo de Meio Ambiente, Claudinei Feitosa.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) disse que o projeto de integração está incluso no plano de mobilidade urbana gerido pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN). Os representantes da pasta defendem que a intenção da Prefeitura é utilizar a área para a construção de instalações que serão de uso comunitário.

Para o promotor do Meio Ambiente, Sávio Carvalho, que conduziu a audiência, é preciso encontrar alternativas que conciliem o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. “A princípio, nosso posicionamento é no sentido de que as árvores não sejam retiradas. Esse não será um malefício apenas para nós, mas para toda a humanidade, porque os efeitos serão percebidos no futuro, sobretudo em uma cidade como Teresina, em que já sofremos com as condições climáticas”, declara o promotor.

A Procuradoria Geral do Município informou ao Ministério Público que as obras permanecerão paralisadas até que se chegue a um entendimento entre a Prefeitura e os moradores do Parque Piauí. Uma nova audiência com o MP será marcada novamente com a presença de representantes da PGM e da SEMAM para que se chegue a uma solução definitiva para o caso. 

Por: Da Redação
Mais sobre: