Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Movimento Vem Pra Rua organiza manifestação pró Lava Jato no Piauí

Os movimentos ressurgem com a proposta de pressionar os poderes legislativos quanto à aprovação do chamado pacote do abuso de autoridade.

01/12/2016 14:45

Milhares de pessoas planejam ir às ruas de várias cidades em apoio à Operação Lava jato, no próximo domingo (04), em todo o Brasil. O movimento tem como objetivo, inclusive, protestar contra as mudanças realizadas pelos deputados no pacote anticorrupção, votado às pressas com mudanças na Câmara Federal e reprovado na noite de ontem no Senado.

As manifestações no país haviam cessado após o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). No entanto, alegando desequilíbrio administrativo da gestão do presidente substituto Michel Temer (PMDB), com registro de sucessivas quedas de ministros em pouco mais de seis meses, aliadas à supostas manobras na Câmara e no Senado, os movimentos ressurgem com a proposta de pressionar os poderes legislativos quanto à aprovação do chamado pacote do abuso de autoridade.

Foto: Reprodução/IG

O Movimento Vem Pra Rua divulgou que as manifestações na capital piauiense terão início em frente ao prédio do Ministério Público Federal (MPF), lado da Avenida Frei Serafim. “Pela Lava Jato e contra o jeito corrupto de fazer política. Democracia sempre, justiça já”, diz o informativo.

Pacote “anticorrupção”

O texto do abuso de autoridade, que tramita no Senado, prevê endurecimento as punições aplicadas a juízes, promotores e delegados que vierem a cometer algum tipo de excesso. Setores ligados à juízes e a integrantes do Ministério Público veem na medida uma forma de coibir investigações como a Lava Jato.

Participam de um caloroso debate sobre a pauta no Senado, nesta quinta-feira (01), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.

À imprensa, O juiz Sérgio Moro disse acreditar que os senadores estão abertos a sugestões e levarão em consideração a proposta do magistrado para evitar com o "mal-estar" entre os poderes Legislativo e Judiciário. "Acredito que os senadores estão abertos a essas sugestões, eu acredito que eles vão ter a sensibilidade de levá-la em consideração porque é realmente necessária para evitar esse mal estar criado entre os poderes", declarou. 

Por: Francisco Barbosa
Mais sobre: