Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motociclistas vão ganhar faixas exclusivas nos semáforos de Teresina

O espaço deve ser de 3 metros, o suficiente para comportar duas filas de motocicletas.

31/05/2016 07:17

Com o objetivo de trazer mais segurança para motociclistas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) deve implantar, em caráter experimental, faixas de retenção para motocicletas nos semáforos da capital. A medida, que já foi adotada em outros estados, visa reduzir o número de acidentes, ao reduzir a chamada zona de conflito entre motos e carros.


Foto: Elias Fontenele/ODIA


Na prática, os motociclistas vão ter uma área exclusiva para a permanência à frente dos carros, mas antes da faixa de pedestres, enquanto aguardam o semáforo abrir. O espaço deve ser de 3 metros, o suficiente para comportar duas filas de motocicletas.

“Tivemos acesso ao levantamento da companhia de engenharia de trafego de São Paulo, onde houve uma redução significava de acidentes envolvendo motocicletas, após a implantação dessas faixas. O nosso objetivo é conseguir reduzir os índices de acidentes aqui em Teresina” explica o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão.

O primeiro semáforo que vai receber a faixa exclusiva para motocicletas é o do cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa. “Esse modelo de faixa vai ser implantado nas próximas semanas para que a gente possa verificar como ele se adequa a nossa cidade. Dependendo da funcionalidade, vamos implantar em semáforos da capital”, explica.

Além de melhorar a segurança dos motociclistas, a medida também deve proporcionar um maior conforto também para os automóveis, pois não haverá mais aglomeração de motos ao lado dos carros. A largada do semáforo também será mais segura. Com as motocicletas saindo na frente, os motoristas terão mais espaço para fazer mudanças de faixa e sem precisar disputar espaço.

De acordo com José Falcão, a implantação da faixa para motociclistas, aliada às demais mudanças no sistema de transporte - como implantação de corredores exclusivos, vai proporcionar um ganho significativo para a mobilidade urbana da cidade. “Temos que pensar na mobilidade urbana como um todo. A maior prioridade é a segurança”, pontua.

No entanto, a faixa que havia sido pintada durante o final de semana foi "apagada", e ontem (30) já não era mais visível para os motoristas.

Por ser um projeto piloto, os agentes da Strans devem realizar um trabalho de educação aos motoristas e motociclistas sobre as mudanças na sinalização nos semáforos.


Por: Natanael Sousa - Jornal O DIA
Mais sobre: