Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre Noronha Filho, médico, entusiasta cultural e ex-prefeito de Monsenhor Gil

Médico havia sido diagnosticado com um agressivo câncer no fígado há poucas semanas.

22/07/2016 20:26

Após uma breve luta contra o câncer, o médico pediatra Antônio Noronha Filho, conhecido na capital por atuar na saúde de crianças e adolescentes, morreu em Teresina no final da tarde desta sexta-feira (22), aos 71 anos.

Em sua rica trajetória de vida, ele também foi prefeito da cidade de Monsenhor Gil e um importante incentivador cultural do Estado.

Dr. Noronha Filho era natural da cidade de Monsenhor Gil (Foto: Jailson Soares / O DIA)

Durante cerca de duas semanas, após a descoberta de um agressivo câncer no fígado, o médico realizou duas cirurgias e ficou internado durante todo esse período. Ele faleceu poucas horas após ser liberado para voltar para casa.

O corpo do médico será velado na praça principal de Monsenhor Gil na manhã deste sábado (23). Em seguida, retornará para a residência da família, na zona leste, onde o velório continuará.

O último adeus de amigos e familiares será no sepultamento, marcado para ocorrer por volta das 16 horas, no cemitério São José, zona norte de Teresina. 

Dr. Noronha é natural do município de Monsenhor Gil, e foi professor da cadeira de Pediatria no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, tendo sido o primeiro profissional do Estado a concluir o mestrado nessa especialidade.

Cidadão teresinense

Em abril do ano passado Dr. Noronha foi homenageado com o título de cidadão teresinense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à capital nas áreas da saúde e cultura.

A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB), que é conterrâneo do Dr. Noronha Filho. Na ocasião, o médico classificou o título como um dos mais agradáveis presentes que recebeu em toda a vida.

 

Por: Biá Boakari e Cícero Portela
Mais sobre: