Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre desembargador Paulo de Tarso Freitas aos 86 anos

Jurista, professor universitário e político teresinense estava internado desde julho de 2016.

23/01/2017 10:27

Morreu durante a manhã desta segunda-feira (23) o magistrado, professor universitário e político Paulo de Tarso Mello e Freitas, aos 86 anos, no Hospital São Marcos. O desembargador estava internado desde julho de 2016, vítima de uma infecção urinária que se agravou no período. Deixou quatro filhos e um vasto legado, principalmente no meio jurídico do Piauí.

Júlio Cesar, neto do desembargador, disse que a família está consternada com a notícia. "É uma imensa tristeza a perda dele. Foi um grande jurista, professor universitário... com certeza ele deixou um legado", disse.  

"Para o judiciário, ele foi um exemplo, um pilar", disse a juíza Maria Luíza de Moura, da Vara da Infância e da Juventude. Segundo a magistrada, que foi esposa do desembargador, Paulo de Tarso passou por todas os postos da justiça e trabalhou em diversas comarcas pelo Piauí, e foi juiz e professor em praticamente todas as áreas do direito. O jurista se aposentou no início da década de 90, mas seguiu trabalhando com professor universitário, na Universidade Federal do Piauí, e atuando como presidente da Academia Piauiense de Letras. Paulo de Tarso chegou a ser eleito vereador de Teresina.

O velório do desembargador acontece no cemitério Jardim da Ressurreição, desde as 9h da manhã. O enterro está previsto para o meio-dia.

NOTA

O Tribunal de Justiça do Piauí divulgou nota de pesar sobre o falecimento do desembargador Paulo de Tarso:

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí informa o falecimento do desembargador aposentado PAULO DE TARSO MELLO E FREITAS, na noite do último domingo 22.01, em hospital particular de Teresina.

PAULO DE TARSO MELLO E FREITAS nasceu em Teresina, em 1930 e graduou-se bacharel pela Faculdade de Direito do Piauí, em 1953. Ingressou na vida pública como advogado, depois promotor (Teresina, Luzilândia e Miguel Alves). Foi ainda Delegado de Segurança Pessoal e Ordem Pública , Diretor do Instituto de Criminalística, Delegado de Vigilância Geral e Capturas e vereador em Teresina, renunciando ao mandato para ingressar na magistratura, como juiz de Direito em São Miguel do Tapuio. Apos passar por Miguel Alves, Piracuruca e Teresina, assumiu em 1971 o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça,de onde foi corregedor-geral e presidente.

Além de renomado professor das disciplinas de as disciplinas de Direito Judiciário, Civil, Penal, Penitenciário, Eleitoral e de Organização Judiciária da Universidade Federal do Piauí - UFPI, foi o primeiro Juiz Auditor da Justiça Militar do Piauí; Jornalista; Diretor da revista Piauí Judiciário; Membro do Conselho Penitenciário; Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses; ocupando, também, uma cadeira na Academia Piauiense de Letras.

Aposentou-se como Desembargador em 2 de março de 1990.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: