Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Morre a professora Graça Ciríaco, após complicações de uma diverticulite

Graça também estava em tratamento contra um câncer de mama.

26/05/2017 09:45

A professora Graça Ciríaco, que lecionava no curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), faleceu na madrugada desta sexta-feira (26), aos 69 anos, por conta de uma infecção que surgiu a partir de complicações surgidas após uma cirurgia feita para tratar uma diverticulite (inflamação da parede interna do intestino,geralmente no intestino grosso).

Graça também estava passando por um tratamento contra o câncer de mama, que havia sido diagnosticado há poucos meses.

A professora Graça Ciríaco (Foto: Raoni Barbosa / Arquivo O DIA)

Durante toda sua carreira como docente, Graça Ciríaco atuou de forma ativa na militância em defesa dos direitos dos servidores públicos e da população em geral, sobretudo das classes menos favorecidas. 

Foi presidente da Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp), bem como dirigente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e também integrou a diretoria do PSTU.

Atualmente ela integrava a base das duas entidades, ainda participando ativamente das manifestações, debates, atos públicos e demais atividades sindicais.

Segundo o professor Daniel Solon, colega de Graça Ciríaco, sua morte representa uma perda irreparável para as militâncias política a sindical no Piauí.

Solon ressalta que a professora foi perseguida durante a Ditadura Militar. "Ela tinha uma visão política muito ampla. Ela chegou  ser detida e levada para a delegacia. Além de ter presidido a Adcesp, ela foi uma das militantes mais atuantes do movimento SOS Uespi. Era uma defensora muito forte das causas sociais, não só as da universidade, e lutava contra as injustiças. Enfim, é uma perda muito grande para a nossa universidade e para toda a esquerda no Piauí", afirma Daniel Solon, que é diretor do Andes.

O velório de Graça Ciríaco iniciou às 10 horas, no Cemitério Jardim da Ressurreição, mesmo local onde ocorre o sepultamento, às 17 horas.

A Adcesp e o professor Nouga Cardoso, reitor da Uespi, divulgaram notas lamentando a morte de Graça Ciríaco. 

"Com muito pesar informamos que nossa amiga Graça Ciríaco, professora do curso de Química, lutadora digna por uma Educação laica, socialmente referenciada, por decência na política, retidão na ocupação de cargos e funções públicas, quem muito fará falta a todos (as) nós. faleceu hoje às 4h40 da manhã. Na certeza de que ela passará a descansar, rogamos a Deus por perdão às suas faltas. Carregarei Graça Ciríaco em minhas melhores lembranças do quão boa você foi para mim. Devo muito das minhas conquistas profissionais a você, bem mais do que a qualquer outra pessoa. Sentirei enormemente sua falta. Abraço", lamentou Nouga, por meio de nota divulgada em seu perfil no Facebook.

Graça Ciríaco deixa quatro filhos - três mulheres e um homem.

Confira a nota de pesar divulgada pela Adcesp:

É com muito pesar que informamos o falecimento da professora Graça Ciríaco, do curso de química da Uespi, ela partiu para a vida eterna ao lado do Pai na madrugada desta sexta-feira (26). 

Estamos profundamente tristes e lamentamos esta perda. 

Graça Ciríaco foi um exemplo de mulher forte, determinada, guerreira, que dedicou anos da sua vida em prol de lutar por um mundo melhor, principalmente no diz respeito à educação. 

Prestamos nossa solidariedade à toda a família e amigos.

O velório acontece a partir das 10h na capela do cemitério Jardim da Ressurreição e o enterro será às 17 horas.

Graça Ciríaco, sempre presente. 

Descanse em paz. 

ADCESP

Por: Cícero Portela
Mais sobre: