Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores sofrem com poeira no Vale do Gavião em período sem chuvas

Segundo a população que reside na região, o transtorno é diário, provocando problemas respiratórios e deixando muita gente adoentada.

13/10/2015 07:19

Os moradores do Vale do Gavião, na zona Leste de Teresina, têm sofrido com a poeira no bairro. Isso porque, sem chuva nesse período do ano, qualquer movimento mais intenso na rua faz subir uma névoa de terra, incomodando, sobretudo, crianças e idosos. 

Segundo a população, mesmo algumas ruas tendo calçamento, o transtorno é diário, provocando problemas respiratórios e deixando muita gente adoentada. O pedreiro Márcio Morais disse que, quando os veículos circulam pelas ruas, mesmo em baixa velocidade, a névoa de poeira sobe e acaba cobrindo quem passa pelo local. 

“Isso acontece nas ruas calçadas, agora imagina nas que não são, é ainda pior. Tem vezes que o carro passa e até some dentro da poeira. O ideal seria terminar de calçar todas as ruas do bairro ou, até mesmo, asfaltar, para ver se assim resolve o problema, porque têm lugares que a situação está bem crítica”, disse. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

Essa é a mesma reclamação do gari José Alves, que também não aguenta mais tanta poeira. De acordo com o morador, a reivindicação para que asfaltem as ruas do bairro é antiga; contudo, nunca foram atendidas. “O bom seria se colocassem asfalto, porque mesmo com piçarra não resolve, pelo contrário, fica ainda pior, porque a terra é vermelha”, fala. 

José Alves explica que, no período chuvoso, é um pouco melhor, já que a poeira não sobe quando a terra é movimentada, mas, em época seca, a situação fica insuportável. O gari conta ainda que muitas ruas do Vale do Gavião não receberam calçamento e que esse caso se repete por praticamente todo o bairro. 

“Eles começam uma obra e não terminam, principalmente nas ruas mais longe, aí quem mora para aquela área sofre também. E fica ainda pior por causa dos ônibus, que vão passando e abrindo um buraco na rua e, como não ajeitam, vai só aumentando”, relata José, acrescentando que estava previsto calçamento para outras ruas, mas, até o momento, as obras não foram iniciadas. 

Em nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU/ Leste) informou está ciente do caso. No momento, ela busca recursos para a execução de serviços de calçamento a fim de sanar os transtornos. Vale lembrar que o grande Vale do Gavião, por exemplo, é uma das regiões da cidade que mais tem recebido importantes obras, tais como: construção de creches; Unidade Básica de Saúde; o prolongamento da Avenida Rossini Morada; Mercado do Produtor; o Centro de Iniciação ao Esporte e o Centro de Conveniência dos Idosos.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: