Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores sofrem com poeira e cobram calçamento de rua no bairro Piçarreira I

Obra na Rua Gaivota não foi concluída e tráfego de veículos faz com que a poeira invada as casas e incomode a população que reside na via

26/08/2015 07:12

Diariamente, os moradores da Rua Gaivota, no bairro Piçarreira I, zona Leste de Teresina, sofrem com problemas respiratórios causados por conta da poeira. Isso porque, a rua estava em obra, mas não chegou a ser concluída; com isso, sempre que um veículo passa pelo local a terra sobe, invadindo as casas e incomodando a população.

Maria das Graças conta que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores, principalmente porque a via fica localizada em um barranco. Segundo ela, a intervenção se arrasta desde a gestão anterior e, depois de muito solicitarem, os reparos foram feitos. 

“Eles fizeram um muro de contenção, colocaram uma piçarra para nivelar a rua, mas não calçaram. Aí a poeira fica insuportável e quem mais se prejudica são as crianças e os idosos. Todo mundo vive gripado, espirrando, porque a poeira invade nossas casas todos os dias”, disse. 

A moradora afirma que sofre constantemente com as crises alérgicas por conta da poeira e pede soluções urgentes. De acordo com ela, há três meses, a empresa responsável pela obra saiu do local e não fez o calçamento da via, mesmo os moradores solicitando a finalização da obra. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

“A minha garganta vive fechando por conta da poeira, as crianças ficam passando mal, tem uma idosa que também sofre bastante por causa da poeira, além das nossas casas, que a gente limpa e no mesmo instante está suja de novo. A rua é pequena, deviam ter finalizado logo e não deixar a gente desse jeito”, reclama Maria das Graças. 

O mesmo afirma a doméstica Conceição de Fátima, que reside no local há mais de 30 anos. Ela conta que a empresa não deu prazo para retornar e finalizar a obra. “A rua é pequena, mas o problema é grande. Aqui o maior problema é a poeira e esse barranco, que não tem proteção. As crianças vivem dentro de casa para não sofrem com a terra e também para não correrem o risco de cair lá em baixo”, disse a moradora se referindo a um muro de contenção feito no local para segurar a rua. 

Ela fala ainda que, quando os carros passam ou até mesmo com um vento mais forte, a poeira sobe e afeta todos os moradores. “Eu mesma jogo água na porta, todo dia, para ver se ameniza, porque a coisa aqui está ruim. Todos os vizinhos fazem isso, mas mesmo assim não funciona”, afirma. 

O gerente de obras da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Leste de Teresina (SDU/Leste), José Alberto, informa que foi investido um valor considerável para a construção do muro de contenção da rua, mas que engenheiros irão até o local na próxima semana para fazer o levantamento dos custos da recomposição do calçamento. Ainda segundo ele, após esse levantamento e aprovação da solicitação, a empresa da zona deverá dar início, ainda no começo de setembro, à obra na Rua Gaivota.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: