Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores são contra corte de árvores para construção de terminal de ônibus

Mais de 170 árvores serão cortadas para dar lugar ao terminal de integração localizado em uma praça na Avenida Henry Wall de Carvalho

02/10/2015 07:05

Os moradores do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, se manifestam contra a derrubada de árvores para a construção de um terminal de ônibus na Praça das Ações Comunitárias, localizado na Avenida Henry Wall de Carvalho. Mais de 170 árvores nativas serão cortadas para a construção do terminal. 

Para Raimunda Dionísio de Carvalho, proprietária de uma banca localizada na Praça das Ações Comunitárias, a questão do corte das árvores será ruim; contudo, se é por um bem comum, vale o sacrifício. “Essa praça é muito perigosa, 90% das pessoas que passam por ela já foram assaltadas. Depois das 20h, ninguém tem nem coragem de passar por aqui. Então, com o terminal, isso vai mudar”, opina. 

A banca de Raimunda já foi arrombada uma vez e, para ela, o terminal de ônibus trará a vantagem de dar mais segurança à população. “Felizmente, nunca aconteceu assassinato, mas é muito perigoso, inclusive para mulheres que podem até sofrer algum tipo de violência pior do que um assalto. Com o terminal, acredito que será diferente. Sem falar que vai melhorar para os usuários de ônibus”, afirma. 

Já para Vilma Maria Lima arrancar aquelas árvores é um crime e a Prefeitura deveria pensar em um projeto que se adequasse a elas, e não retirá-las. “Sou a favor que se melhore as coisas. Se uma árvore está sã, então eles têm que fazer um projeto que não nos prejudique, e a gente já está precisando é de árvore, e ainda querem cortar”, desabafa. 

Foto: Assis Fernandes/ ODIA

Para Vilma, todos sofrerão com o corte de árvores, principalmente nesta época do ano. “Quanto mais retirar árvore, colocar cimento, mais o calor aumenta. Então, se eles pudessem, de acordo com o meio ambiente, deveriam fazer uma coisa que conservasse e trouxesse benefício à população. Seria digno”, defende. 

Outra moradora da região, que preferiu não se identificar, também lamenta a ação. “Será muito triste, para nós, ver a máquina derrubando essas árvores tão antigas, imaginando quanto tempo levou para que elas crescessem. Nós precisamos melhorar nosso transporte público, mas por que escolheram locais em que têm nossas árvores, para nos deixar expostos ao sol e com mais calor ainda?”, indaga. 

Contraponto 

As obras de construção de oito terminais de ônibus em Teresina estão orçadas em R$ 30.109.227,76. A empresa vencedora da licitação foi a C.P. Engenharia Ltda., que será responsável por construir oito terminais, sendo dois em cada zona, são eles: Terminal Livramento, Terminal Parque Piauí, Terminal Rui Barbosa, Terminal Buenos Aires, Terminal Piçarreira, Terminal Santa Isabel, Terminal Itararé e Terminal Bela Vista. 

Segundo Lívia Macedo, arquiteta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e uma das responsáveis pelo andamento das obras dos terminais de integração, o corte de todas as árvores está sendo feito legalmente, com licença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e serão replantadas em dobro, tanto no mesmo local quanto em outras áreas. 

“De acordo com a licença de corte, que já pede uma compensação, vamos fazer o replantio com duas mudas replantas para cada cortada”, explica Lívia. Segundo ela, as intervenções serão feitas apenas na área central da praça, nos locais por onde os ônibus deverão trafegar. As árvores ao redor, não serão retiradas. 

"Onde pudermos aumentar a quantidade de árvores nas áreas onde foram retiradas, faremos. E, se não for o suficiente, faremos em outras áreas”, declara a arquiteta. Para certificar de que as árvores replantadas cresçam com saúde, a arquiteta afirma que o replantio será feito com todos os cuidados necessários, dependendo da idade das mudas.

Por: Ana Paula Diniz- Jornal O Dia
Mais sobre: