Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores do Recanto dos Pássaros reclamam da falta de água e luz

O desabastecimento na região prejudica o comércio, bem como os moradores que não têm caixa d"™água para armazenarem o líquido.

21/04/2015 08:07

Fazer as atividades domésticas, como lavar roupa, louça, tomar banho e fazer a comida, deixaram de ser práticas simples e se tornaram um verdadeiro martírio para os moradores do Recanto dos Pássaros, na zona Sudeste de Teresina. Isso porque, constantemente, falta água nas torneiras da população, que precisa se desdobrar para conseguir um pouco do líquido. 

Com isso, louças e roupas se acumulam em pilhas e até o banho precisa ser regrado. O comerciante Leônidas Sales conta que a água que abastece a região vem de um poço e que só está disponível no início da manhã e no final da tarde.

“Agora, tem hora para ligar e desligar a bomba, aí ninguém sabe que horas tem água na torneira. Quem não tem um recipiente para guardar ou uma caixa d’água fica sem nada. A água que a gente guarda não dá para usar para muita coisa, é só mesmo para cozinhar, porque vai ferver, e só”, disse. 

Foto: Marcela Pachêco/ ODIA

Ele explica que algumas reclamações já foram feitas, mas teria adiantado nada, pois o desabastecimento é frequente. Leônidas relata que alguns moradores precisam pedir água na casa de vizinhos, o que se torna um transtorno. 

Até as crianças da Cmei Recanto dos Pássaros sofrem com a falta de água e, muitas vezes, precisam ser liberadas mais cedo. A diretora da creche chegou a relatar que algumas mães estavam evitando que os filhos fossem à escola porque não havia nem água para dar banho. 

Já a dona de casa Rosa Maria Gomes destaca que a louça está acumulada há dias e que está lavando apenas o básico e necessário. “Aqui falta água todo dia. De sexta-feira para cá, foi que deu uma melhorada, mas a gente sempre passa por isso. É horrível”, fala. 

Mas não é somente a água que falta constantemente no bairro, a energia elétrica também deixa os moradores na mão e até causa prejuízos. O comerciante Leônidas Sales conta que já perdeu mercadoria por falta de energia. 

“Eu perdi muitas carnes, peixe e frango, porque, mesmo dentro do freezer, estragou. O que deu para salgar, eu salguei, mas o resto tudo foi para o lixo e tudo era carne de primeira”, disse. 

O morador falou ainda que a luz elétrica chega a faltar por dois ou três dias, o que facilita, também, o aumento da criminalidade. “Os assaltantes veem que não tem energia e aproveitam para roubar o povo. Quando as pessoas veem dois homens numa motocicleta já sabem que é assalto. Tem gente que nem sai de casa, com tanto medo. A polícia até passa, mas os bandidos ficam atentos, esperam a viatura ir embora e comete o crime”, destaca. 

A reportagem do ODIA entrou em contato com a Agespisa, que informou que o sistema de abastecimento do Loteamento Recanto dos Pássaros é de responsabilidade da Prefeitura de Teresina. Na semana passada, foi detectado um problema no quadro de comando do poço que abastece a comunidade. Uma equipe da Agespisa colaborou com a Prefeitura no serviço de correção e o fornecimento de água no local foi normalizado. 

Procuramos também a Eletrobras Distribuição Piauí, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento da matéria.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: