Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores acumulam prejuízos devido às oscilações de energia elétrica

Comerciantes tiveram equipamentos danificados devido às falhas no fornecimento e as vendas caíram por conta do problema.

01/05/2016 08:52

Os moradores do bairro Água Mineral, na zona Norte de Teresina, estão insatisfeitos com as constantes oscilações e falta de energia elétrica. Tanto que, na última quarta-feira (27), eles realizaram uma manifestação na Avenida Duque de Caxias, onde queimaram pneus no intuito de chamar atenção para o problema.


Foto: Assis Fernandes/ODIA


A comerciante Dilma Alves dos Santos relata que a falta de energia tem prejudicado suas vendas. “Os produtos não estão podendo ser gelados, eu não consigo vender nada. Meu freezer deu um problema devido à oscilação constante de luz, tive que chamar um rapaz para consertá-lo. A situação está muito ruim mesmo. Está com mais ou menos uns 17 dias que, toda noite, a luz começa a ir embora e voltar e, quando volta, é bem fraca e não fica por muito tempo”, desabafa a comerciante.

Maria do Carmo Alves da Costa também está com as encomendas estagnadas devido aos problemas no fornecimento de energia elétrica. “Quando chega à noite, passando um pouco das 20h, falta energia. Às vezes, oscila e outras não têm de jeito nenhum. Eu costuro e estou sem fazer as minhas encomendas por falta de energia. Todos os aparelhos que dependem de energia para funcionar, a gente desliga porque não confia; se eles queimarem, quem é que vai arcar com as despesas?”, indaga a moradora.

Maria do Carmo não compreende como as faturas de cobrança pelo uso da energia chegam em dia se a própria energia não está em dia. “A gente paga os impostos, os talões não faltam, chegam no dia certo e, quando a gente precisa da energia, simplesmente ela está em falta. A gente só quer poder usá-la quando precisarmos”, comenta.

Elisângela Evangelista Melo, moradora da Vila Cristalina, conta que a operação realizada pela Eletrobras, na noite de quarta- feira, após o protesto da população, agora está prejudicando os moradores do seu bairro. “Eles vieram e mudaram a viação, e colocaram a rede da Rua Santo Antônio, no bairro Água Mineral, dentro da rede da Vila Cristalina. E agora a canela da nossa Vila está caindo, nós é que estamos sem energia agora”, revela.

Contraponto

Em nota, a Eletrobras Distribuição Piauí informou que, na última quarta-feira (27), instalou um transformador de 112. 5kVA na Rua Paschoal Carlos Magno e substituiu cabos de alumínio (desencapados) por cabos multiplexados (isolados) na Rua Motorista Areolino Carvalho, ambas no bairro Água Mineral, zona Norte de Teresina.

Quanto à falta de energia elétrica na noite de quarta-feira (27), no bairro Buenos Aires, também na zona Norte da Capital, a Distribuidora restabeleceu o fornecimento de energia elétrica a 1h de quinta-feira (28) e, na manhã de ontem (29), fez troca de cabos na área afetada. A Empresa disse que está analisando a situação no bairro Buenos Aires para decidir qual medida tomará para solucionar o problema de variação de tensão elétrica.


Por: Ioná Nunes - Jornal O DIA
Mais sobre: