Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministro autoriza Exército concluir as obras do Porto de Luís Correia

Dias deve se reunir com o comandante do 2º Batalhão de Teresina para tratar da retomada da obra.

12/11/2015 07:19

O governador Wellington Dias (PT) e o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, fecharam acordo para que o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) de Teresina conclua as obras do projeto original do Porto de Luís Correia. A informação foi repassada a ODIA pelo secretário de Transportes, Guilhermano Pires, que acompanhou o governador Wellington Dias em agenda na capital federal nessa quarta-feira (11), quando se reuniram também com o ministro dos Portos, Helder Barbalho.

De acordo com o secretário, o Ministério dos Portos já aceitou a proposta do governador em retomar as obras do Porto de Luís Correia transformando-o em um centro pesqueiro e de turismo, e paralelamente desenvolver estudos de viabilidade técnica e financeira para um projeto de ampliação e adaptação do Porto com capacidade para receber grandes embarcações e cargas. Falta apenas o Tribunal de Contas da União aceitar os argumentos do governador.

Ainda segundo Guilhermano, nesta quinta-feira (12) o governador já deve se reunir com o comandante do 2º Batalhão de Teresina para tratar da retomada da obra. “Com o Exercito, conseguimos nos livrar da burocracia de contratação de uma empresa privada, tendo em vista que o Exército pertence a União, ou seja, é uma contratação direta e ainda vamos contar com a experiência do Exercito brasileiro em grandes construções”, diz o secretário.

O Porto de Luís Correia começou a ser construído em 1976 e já foram gastos mais de R$ 300 milhões da obra, que enfrenta problemas no Tribunal de Contas da União. Agora, Governo e União tentam destravar o andamento da obra.

Foto: Divulgação
Por: João Magalhães - Jornal O DIA
Mais sobre: