Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério Público do Estado recomenda a interdição da Igreja São Benedito

Templo passa por obras de restauração e no mês passado, um dos pontaletes da torre do sino desabou, atingindo o teto.

27/10/2016 15:23

O Ministério Público do Piauí (MPE), por meio dos promotores Maria Eugênia Gonçalves Bastos e Sávio Eduardo Carvalho estiveram na Igreja São Benedito, centro de Teresina, para verificar as condições estruturais do templo. Em setembro, um dos pontaletes da torre sineira desabou, atingindo teto, forro e bancos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou vistoria técnica, mostrando que outros pináculos também estão sob risco de queda, porque existem muitas rachaduras.

Assim, a 30ª Promotoria de Justiça de Teresina, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), recomendou que a Arquidiocese de Teresina suspenda as atividades no interior da igreja, até a realização de obra de restauro dos danos provocados pelo desabamento. O Ministério Público observa que os serviços de restauração envolvem equipamentos e máquinas que podem abalar a estrutura do templo, e que a suspensão dos eventos é necessária para garantia da segurança das pessoas. O adro deve ser vedado com tapumes ou grades metálicas, na área de influência dos pináculos remanescentes, para contenção das aglomerações na parte externa da igreja.

A Igreja São Benedito exerce um papel marcante no desenvolvimento arquitetônico, religioso e cultural de Teresina. Ela foi tombada e integrada ao patrimônio histórico, artístico e paisagístico do Piauí, através do Decreto Estadual nËš 10.663/2011, e tombado, junto com todo seu acervo, pelo IPHAN. Os sinos foram igualmente tombados por decreto municipal, para fins de preservação histórica e cultural.

Por: Da Redação
Mais sobre: