Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ministério da Saúde habilita mais 55 leitos de UTI-Covid no Piauí

A inciativa contempla dois hospitais na capital e um no interior do estado

08/04/2021 14:09

O Ministério da Saúde autorizou, na última quarta-feira (7), a habilitação de mais 55 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes adultos com quadros graves do novo coronavírus (Covid-19) em hospitais que integram a rede pública no Piauí, conforme a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

(Foto: Divulgação/Sesapi)

A iniciativa contempla o Hospital Getúlio Vargas (HGV) com e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), ambos na capital, e o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (HRSCF), em São Raimundo Nonato, com recursos federais. Ao todo, o valor do repasse mensal será de R$ 2,6 milhões.

(Foto: Reprodução/DOU)

“A medida reforça a estrutura hospitalar do Sistema Único de Saúde [SUS] e dá continuidade ao apoio que a pasta vem prestando aos estados, municípios e Distrito Federal desde o início da pandemia”, afirma a pasta ministerial, que atende uma demanda dos gestores públicos em saúde. 

COMO FUNCIONA A AUTORIZAÇÃO 

Segundo o Ministério da Saúde, o pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades. Para tanto, é necessário que os gestores cadastrem a solicitação na plataforma Sistema de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde (SAIPS), observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível. Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI. 

Fonte: Com informações do Ministério da Saúde
Mais sobre: